A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) não vai concorrer à reeleição em 2026. Segundo a parlamentar, ela deve disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
As informações são da Folha de S. Paulo. Segundo a senadora, a decisão foi tomada para ajudar o presidente da legenda, Gilberto Kassab, também secretário de Governo e Relações Institucionais da gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Te podría interesar
"A minha candidatura à Alesp faz parte de um projeto político bem maior e articulado pelo PSD. É o de ampliar a força do partido em São Paulo e ajudar o Kassab a ser governador. Isso se o Tarcísio [de Freitas] concorrer à Presidência", explica Gabrilli. "Se o Tarcísio não sair para presidente, vamos trabalhar para o Kassab ser o vice."
Disputa acirrada pelo Senado em SP
Mara Gabrilli foi eleita pelo PSDB em 2018, mas deixou o partido após 19 anos para ingressar na legenda de Kassab em 2023. Ela conta também ter levado em consideração a corrida acirrada ao Senado em 2026, com Eduardo Bolsonaro (PL) e o secretário de Segurança Pública Guilherme Derrite (PP), concorrendo pelo campo da direita. A corrida por duas vagas pode contar ainda como ex-ministro do Meio Ambiente de Jair Bolsonaro (PL) Ricardo Salles (Novo).
Te podría interesar
"O cenário é de proponentes mais agressivos e extremistas, com chance de uma campanha ainda mais pesada. Essa polarização não bota comida no prato de quem precisa, tudo fica em segundo plano", aponta.
A parlamentar cita ainda a rotina de viagens até Brasília como um fator que a ajudou na decisão. "Eu preciso ganhar um prêmio, estou há 16 anos pegando avião quase toda semana. Tenho que chegar mais cedo e sou a última a sair do voo, a cadeira sempre chega quebrada e fica torta em Brasília. Não acredito que consegui fazer tudo isso."
A outra vaga em disputa no Senado por São Paulo é ocupada hoje por Alexandre Giordano (MDB-SP), que tem pouca projeção política. No último levantamento divulgado pelo Paraná Pesquisas, em dois cenários distintos, ocupou a última posição entre os dois cenários testados, com 1,1% e 1,2%.