EXTREMA DIREITA

A resposta de Gilmar Mendes ao deputado português que quer “investigá-lo”

Sem papas na língua, ministro do STF falou sobre o "anúncio" de André Ventura, o “Bolsonaro português”, e ainda apontou o verdadeiro responsável pela palhaçada

Créditos: Nelson Jr./SCO/STF
Escrito en POLÍTICA el

Em mais uma demonstração de bom humor e sarcasmo, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reagiu à promessa do deputado português André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega, que anunciou uma “investigação própria” sobre a atuação, patrimônio e rede de interesses do magistrado em Portugal.

Em entrevista ao Metrópoles, Gilmar expôs como vê as insinuações que surgiram em torno do evento que realiza todos os anos em Lisboa, apelidado de Gilmarpalooza, e que reúne representantes dos três Poderes e empresários brasileiros na capital portuguesa. O ministro foi direto:

“Recebo (a ameaça) com extremo bom humor. Passamos por vários momentos em 13 anos do fórum. Já disseram que era o ‘Fórum do impeachment da Dilma’, porque tinham pessoas simpatizantes do impeachment. Um professor fez uma manifestação lá na porta. Agora vem esse episódio.”

Sobre a atuação política de Ventura, o ministro ainda apontou quem estaria verdadeiramente por trás do estardalhaço anunciado pelo parlamentar luso.

“Segundo me informam, seria um apelo do Eduardo Bolsonaro, esse herói que está nos Estados Unidos e que dizia que, com um cabo e um soldado, ele iria fechar o Supremo.”

Sobre o evento, Gilmar também comentou o apelido, que é uma analogia ao gigantesco festival que reúne estrelas do rock Lollapalooza.

“Eu acho graça, bem-humorado. É mais do que um evento do Gilmar, é um evento bipartite com a Universidade de Lisboa, a FGV e muita gente que colabora. São mais de três mil inscritos e 400 palestrantes em 50 painéis.”

Quem é André Ventura

Finório, oportunista e sempre em busca de holofotes, André Ventura lidera o Chega, partido que se tornou a segunda maior força no parlamento português. Ventura expandiu sua retórica populista, demonizando imigrantes e, mais recentemente, mirando em brasileiros após o crescimento de memes que ironizam Portugal como uma “colônia do Brasil”. Emulando a família Bolsonaro, de quem é admirador declarado, o deputado anunciou o procedimento para investigar Gilmar Mendes por conta de seu apartamento em Lisboa, no bairro nobre de Príncipe Real.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar