Em meio à negociação em Nova York em torno do "Movimento Brasil", proposta de Michel Temer (MDB) para unir a terceira via à direita excluindo Jair Bolsonaro (PL), o ex-presidente mandou um recado cifrado via lista de transmissão ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos-SP), um dos mais desejados para encabeçar a chapa anti-Lula.
Tarcísio, assim como Temer, está junto de políticos e empresários ligados à terceira via em Nova York para participar de dois eventos dos grupos Lide, de João Doria, e Esfera, de João Camargo. Desafeto de Doria, Tarcísio só participará do evento promovido pelo presidente da CNN.
Te podría interesar
No entanto, os participantes têm feito reuniões em restaurantes de luxo da 5ª Avenida para tratar de temas relacionadas principalmente às eleições de 2026.
No Brasil, Bolsonaro, que já havia acionado o Pastor Silas Malafaia para atacar Temer, enviou um vídeo em sua lista de transmissão do WhatsApp que muitos entenderam como um recado a Tarcísio - que na frente das câmeras ainda mostra resistir aos flertes da terceira via.
Te podría interesar
Segundo informações de Bela Megale, do jornal O Globo, o vídeo enviado pelo ex-presidente mostraria Emílio Surita, apresentador do Pânico, da Jovem Pan, falando sobre as eleições presidenciais em 2026.
“Só tem um cara que pode ganhar do Lula, chama Jair Bolsonaro”, dispara Surita. Em seguida, ele é indagado por alguém do programa: "E o Tarcisão?". “Pode escrever o que eu tô falando”, responde o apresentador do Pânico, totalmente alinhado ao bolsonarismo.
O interlocutor responde que o governador paulista tem "alinhamento com Bolsonaro". Emílio enfatiza: "só tem esse", sobre quem poderia derrotar Lula.
No vídeo ainda aparecem as expressões "sapatênis" e "direita limpinha", que têm sido usadas pelos bolsonaristas radicais para desqualificar o movimento da Terceira Via sobre Tarcísio.
Indagado sobre o tema nos EUA, o governador paulista respondeu no susto que “não existe" ao ser indagado se "existe direita sem Bolsonaro”, virou as costas e foi confraternizar-se com a terceira via.