SEITA...

A taxa de “só” 10% para o Brasil e a nova teoria surreal do bolsonarismo

Eduardo Bolsonaro largou o mandato e foi aos EUA com o objetivo de convencer Trump a sobretaxar o Brasil de forma agressiva. Com o percentual pequeno, agora ele diz que isso foi mérito seu

Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O bolsonarismo há muito tempo se converteu numa seita, mas episódio desta quarta-feira (2) envolvendo a lista de tarifas que o governo dos EUA impôs a todos os países do mundo deu contornos de uma cena de comédia rocambolesca ao grupo extremista que sustenta o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu clã.

É de conhecimento público que seu filho “03”, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), largou o mandato de deputado federal para ir morar nos EUA e de lá tentar salvar o pescoço do pai, que está prestes a ir para a cadeia por ter comandado uma frustrada tentativa de golpe de Estado. A principal estratégia, notória e admitida por ele mesmo, era a de pressionar Donald Trump para o líder da Casa Branca impor sanções e tarifaços ao Brasil, atacando a economia de forma mortal e, com isso, gerar uma suposta pressão interna para que o ex-presidente não seja condenado pelo STF.

Eis que Trump anuncia a lista de tarifas para todas as nações estrangeiras e o Brasil fica no grupo dos menos afetados, com “apenas” 10% de taxa sobre seus produtos exportados aos EUA. Imediatamente, o país percebeu o óbvio, que a tal “influência” de Eduardo e de seu pai sobre o presidente dos EUA não existe e que a tática de sobretaxar o próprio país deu errado.

Para tentar se desvencilhar do vexame internacional, o bolsonarismo já saiu com uma versão surreal para o “baixo” índice de 10% aplicado ao Brasil: o mérito por tal decisão de Trump, que não trará tantos problemas assim ao país foi de... Eduardo Bolsonaro. Sim, ele teria atuado para ajudar a economia brasileira, em contraste total e absoluto com o que havia dito.

Quem saiu com o novo e risível besteiro foi o deputado Gustavo Gayer (PL-GO), amigo íntimo de Eduardo e uma das figuras mais grotescas e extremistas da Câmara Federal. Vale a pena conferir o discurso patético e até engraçado do parlamentar de extrema direita “explicando” que Dudu Bananinha salvou o Brasil, quando na verdade ele foi para os EUA para tentar o inverso.

“Sabe por que, queridos colegas, que a tarifa do Brasil ficou tão baixa mesmo com o Lula chamando o Trump de fascista e a Janja mandando o Elon Musk se foder, sabe por quê? Porque outro Bolsonaro está lá nos EUA agora, lutando pelo Brasil”, disse Gayer.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar