Em uma de suas manifestações durante o primeiro dia do julgamento da denúncia contra Jair Bolsonaro e outras sete pessoas por tentativa de golpe de Estado, nesta terça-feira (25), o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, fez uma declaração que vem sendo interpretada como um recado ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e ao bilionário Elon Musk, dono da rede X (antigo Twitter).
O ministro falou sobre a atuação das "milícias digitais" que atuam para atacar e minar a credibilidade das instituições brasileiras, afirmando que o Supremo "não se intimida" com essa atuação. A fala é lida como um recado a Eduardo Bolsonaro e Elon Musk pois o ministro citou "milícias digitais internacionais"
Te podría interesar
Trata-se de uma provável referência ao movimento recente do filho do ex-presidente, que recentemente anunciou que vai se licenciar do mandato de deputado para permanecer morando nos Estados Undiose seguir conspirando contra seu próprio país. O extremista, era alvo de uma ação na Procuradoria-Geral da República (PGR) que solicitava a apreensão de seu passaporte por conspiração contra o governo e o Judiciário brasileiro. O pedido para apreender o passaporte do parlamentar foi negado pela PGR no mesmo dia em que ele confirmou sua fuga aos EUA.
Eduardo tem se aliado a parlamentares da extrema direita estadunidense para pressionar o governo dos EUA a impor retaliações contra Moraes. O objetivo é claro: constranger o ministro e o governo Lula com o respaldo dos EUA, tentando influenciar o curso da investigação sobre a tentativa de golpe. A intenção final é livrar Jair Bolsonaro da prisão e reabilitá-lo politicamente para um eventual retorno ao Palácio do Planalto. Além disso, Eduardo Bolsonaro aposta na imposição de sanções norte-americanas contra o Brasil como forma de enfraquecer a gestão de Lula e pavimentar o caminho para que seu pai volte ao poder.
Te podría interesar
As redes sociais têm sido uma das principais armas de Eduardo Bolsonaro para, diretamente dos EUA, promover ataques ao STF e a Moraes. Elon Musk, por sua vez, por inúmeras vezes desrespeitou decisões de Moraes para beneficiar bolsonaristas em sua rede X e chegou a atacar o ministro publicamente.
Foi neste contexto que Alexandre de Moraes, durante o julgamento da denúncia de Bolsonaro na Primeira Turma, mandou o recado, sem citar nomes.
"Sabemos que as milícias digitais continuam atuando, inclusive, durante esse julgamento, tentando pegar trechos para montar, porque a especialidade dessas milícias digitais é na produção e distribuição de fake news na tentativa de intimidar o Poder Judiciário. Não perceberam que, se até agora, não intimidaram o Poder Judiciário, não vão intimidar o Poder Judiciário, seja com polícia, com milícias digitais nacionais ou estrangeiras, porque o Brasil é um país soberano e independente", disparou o magistrado.
Veja vídeo:
TV Fórum transmite o segundo dia de julgamento ao vivo
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (26) o julgamento da admissibilidade da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado e de formação de organização criminosa. A sessão, que definirá se os investigados se tornarão réus, será transmitida ao vivo pela TV Fórum, com cobertura especial e análises em tempo real de nossos jornalistas.
Assista ao vivo: