VAI FLOPAR DE NOVO?

Na iminência de virar réu, Bolsonaro se desespera e convoca ato na Paulista

O ex-presidente volta a insistir na tese de defesa da anistia em causa própria, pois seu julgamento no STF se aproxima

Bolsonaro.Créditos: Isac Nóbrega/PR
Escrito en POLÍTICA el

Prestes a se tornar réu, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) demonstra desespero e joga suas últimas fichas. Na madrugada deste domingo (23), ele usou as redes sociais para convocar um novo ato político na Avenida Paulista, em São Paulo, para o dia 6 de abril.

Na ocasião, ele pretende reunir apoiadores em defesa da desgastada tese da anistia aos envolvidos nos ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023. Na verdade, Bolsonaro tenta se livrar da punição, cada vez mais próxima, por comandar esquema que visava aplicar um golpe de Estado no país.

O ex-presidente será julgado na próxima quarta-feira (26), no STF. Na postagem, ele repete velhas frases, como “o que está acontecendo em nosso país é inaceitável e precisa chegar ao fim”. Acusa, novamente, o ministro Alexandre de Moraes de “ultrapassar todos os limites”.

“Em nome da vingança política, pessoas humildes estão sendo massacradas e humilhadas pelo Estado brasileiro. É chegada a hora de dar um basta nisso e trazer paz para o nosso país com a anistia”, escreveu.

Inúmeras investigações

Bolsonaro é alvo de inúmeras investigações, incluindo a que apura a tentativa de golpe de Estado revelada pela Polícia Federal em fevereiro.

Em tom panfletário, o ex-presidente encerra a publicação dizendo que a manifestação “não é por mim. É pela liberdade! É pelo Brasil! É pelo futuro dos nossos filhos!”. E convoca seus seguidores a se organizarem, chamarem amigos e familiares e estarem presentes em 6 de abril. “A liberdade precisa de você. Compareça. Mostre sua força”.

No dia 16 de março, Bolsonaro promoveu um ato em Copacabana, no Rio de Janeiro, também pela anistia aos golpistas. Ele e seus apoiadores esperavam que a adesão fosse um sucesso. Porém, o público flopado foi confirmado pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), que estimaram em 18,3 mil pessoas os presentes no ápice da manifestação, o menor público já registrado em eventos da ultradireita bolsonarista.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar