FASCISMO BOLSONARISTA

Rogério Correia aciona STF: "Eduardo está preparando a fuga de Jair Bolsonaro"

Vice líder do PT na Câmara entra com ação para colocar tornozeleira eletrônica em Jair Bolsonaro e pede monitoramento do ex-presidente após filho confirmar que vai permanecer nos EUA

Donald Trump com Eduardo e Jair Bolsonaro.Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira (18) para solicitar medidas que impeçam uma possível fuga de Jair Bolsonaro. A iniciativa ocorre após a confirmação de que Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos e seguirá no país articulando ações contra o Brasil.

VEJA TAMBÉM:
Lindbergh celebra fuga de Eduardo Bolsonaro: não vai assumir a Comissão de Relações Exteriores

Correia afirmou à coluna, com exclusividade, que enviará ao STF a mesma representação que protocolou na Procuradoria-Geral da República (PGR), alertando para a necessidade de monitoramento do ex-presidente. "Ele está então preparando a fuga do pai. Eu vou mandar aquela representação que eu fiz para a PGR, vou mandar agora também para o Supremo, para o ministro Alexandre de Moraes, para tomar cuidado com a fuga do Jair Bolsonaro e tomar as medidas, colocar tornozeleira eletrônica, não permitir que saia de Brasília no centro de decisão judicial e não se aproximar da embaixada", declarou.

A preocupação de Rogério Correia ocorre em meio à movimentação de Eduardo Bolsonaro nos EUA, onde ele anunciou sua licença do cargo de deputado para se dedicar integralmente a pressionar o governo norte-americano a adotar sanções contra o Brasil e contra o ministro Alexandre de Moraes. O filho do ex-presidente já se reuniu com parlamentares trumpistas e defende que Washington intervenha na crise política brasileira.

O discurso do deputado bolsonarista reforça o tom de confronto contra as instituições brasileiras, acusando o STF de instaurar um "regime de exceção" e prendendo opositores políticos de forma arbitrária. Eduardo também afirmou que sua principal missão será garantir que Alexandre de Moraes "pague pelos crimes que cometeu".

Além disso, Eduardo Bolsonaro mencionou diretamente ações do PT, alegando que, no dia 27 de fevereiro, deputados do Partido dos Trabalhadores protocolaram um pedido na PGR para que seu passaporte fosse apreendido. Segundo ele, a iniciativa foi uma tentativa de impedir sua viagem e sua articulação política internacional. No entanto, o parlamentar bolsonarista alegou que já estava nos EUA com sua família, com passagens compradas dias antes, o que, segundo ele, impediu que o plano do PT tivesse êxito.

A decisão de Correia de levar o caso ao STF adiciona um novo elemento à tensão política. O parlamentar quer que o tribunal avalie a possibilidade de medidas preventivas contra Bolsonaro, incluindo a imposição de tornozeleira eletrônica e restrições de deslocamento, para evitar uma possível tentativa de fuga. "Agora o que ele vai fazer mesmo é preparar a fuga do pai, está na cara", alertou Correia.

A movimentação ocorre no momento em que Bolsonaro enfrenta investigações sobre a trama golpista de 8 de janeiro e outros processos que podem levá-lo à prisão. Nos bastidores, há receio de que o ex-presidente tente buscar refúgio em países como os Estados Unidos ou a Hungria, caso sinta que sua detenção seja iminente.

Diante desse cenário, cresce a pressão sobre o STF e a PGR para que tomem medidas imediatas contra Bolsonaro e seu círculo mais próximo, evitando que o ex-presidente deixe o Brasil e frustre eventuais ordens de prisão. O caso adiciona um novo capítulo à crise institucional que se desenrola no país, com a direita bolsonarista tentando internacionalizar o embate contra o governo Lula e as instituições democráticas brasileiras.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar