NARRATIVAS

Felipe Neto recebeu dinheiro da USAID? Influenciador responde

A Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional foi fechada pelo presidente Trump

Felipe Neto recebeu dinheiro da USAID? Influenciador responde.Créditos: Reprodução redes sociais
Escrito en POLÍTICA el

Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o fechamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), toda sorte de "teorias" bolsonaristas pipocou pelas redes, entre elas a de que a USAID foi usada para impedir a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que claramente é uma mentira.

Nesta quarta-feira (5), outra "tese" em torno da USAID ocupou os trending topics do X: a de que o Instituto Felipe Neto (IFN) teria recebido dinheiro da extinta agência para atacar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Ao tomar conhecimento da fake news, Felipe Neto usou as redes sociais para desmentir e explicar como funciona a parte de financiamento de seu instituto.

"É mentira que eu recebi $$ do governo dos EUA. Se você leu isso, sugiro que deixe de seguir quem te informou, essa pessoa mente de propósito para te manipular. Todos serão processados criminalmente, inclusive os fakes do Twitter. De onde vem essa mentira? Você tem que entender", inicia Felipe Neto.

Em seguida, o comunicador explica como funciona o IFN: "O Instituto Felipe Neto é uma organização SEM LUCRO, que não gera dinheiro algum para mim, muito pelo contrário. Eu já coloquei milhões e milhões de reais para fundar e garantir a existência do instituto, que atua principalmente na área de saúde mental de crianças e adolescentes de escolas públicas."

"Além disso, o IFN atua em projetos contra a desinformação digital (através do seu braço chamado VERO) e realiza doações em momentos de crise, como na vez em que levantamos e doamos mais de 6 milhões de reais para o Rio Grande do Sul em função das enchentes, incluindo quase meio milhão para a reconstrução de bibliotecas e editoras destruídas na tragédia", continua.

Posteriormente, Felipe Neto fala sobre as parcerias do Instituto: "Como qualquer instituto, o IFN trabalha com todo tipo de parceiro que queira financiar ($$$) nossos projetos para ajudar pessoas. Já recebemos aportes de empresas como Google e TikTok, temos parcerias com a Prefeitura do Rio de Janeiro e estamos perto de anunciar parcerias com várias outras prefeituras e secretarias de educação. Todo mundo está ficando maravilhado com o trabalho que o IFN criou através do Espaço Vida para escolas públicas (este inteiramente financiado por mim até agora). O resultado na saúde mental dos alunos é absolutamente impactante, e queremos levar isso para todo o Brasil."

Felipe Neto também revela como o dinheiro do instituto é utilizado: "Todo o dinheiro, cada centavo, é utilizado 100% em projetos sociais, sem jamais existir qualquer repasse para mim. As finanças do instituto são auditadas e respondem a um conselho formado por profissionais competentes e que assinam seus nomes nas planilhas, que estão sempre 100% prontas para qualquer checagem de interesse de órgãos públicos."

Sobre uma suposta parceria com os EUA, Felipe Neto responde: "Pois bem, assim como trabalhamos com empresas, fundos e órgãos públicos, em 2024 a Embaixada dos EUA financiou um projeto do IFN junto com a Fundação Amazônia Sustentável. Realizamos oficinas com dezenas de jovens de 8 municípios do estado. Foi uma jornada formativa sobre criação de conteúdo para as mídias sociais, ministrada por jornalistas, acadêmicos e influenciadores, um projeto realmente especial. O valor total investido pela embaixada neste projeto foi de US$ 24.965,00. Fim. 24 mil dólares. Aliás, o IFN foi escolhido para receber este aporte através de um edital publicado pela embaixada em Brasília. Nós entramos, mostramos o projeto e fomos escolhidos."

Felipe Neto continua: "Quando militantes extremistas souberam disso (pois as informações são 100% públicas e transparentes), criaram a mentira de que 'o governo Biden está dando milhões de reais para o Felipe Neto atacar Bolsonaro'. Agora, essa mentira sofreu uma mutação e virou 'Felipe Neto recebeu milhões de dólares da USAID, que Trump acabou de fechar'. É tudo mentira, do início ao fim. A USAID poderia ter trabalhado diretamente com o instituto sem problema algum, mas isso sequer aconteceu."

Confira abaixo a íntegra do texto de Felipe Neto: 

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar