O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou durante entrevista na manhã desta quarta-feira (5), que a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar os palestinos da Faixa de Gaza e assumir o controle do território é “uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano”.
Lula classificou a ofensiva de Israel sobre Gaza de “genocídio”. Ele ainda questionou Trump sobre a ocupação do território e afirmou que a ideia "não tem sentido". "Os palestinos vão para onde?", perguntou.
Te podría interesar
"Estamos vivendo um momento que quanto mais coisas difíceis você falar, mais coisas irreais, mais você tem destaque na mídia mundial", disse. "Não tem sentido o presidente dos EUA se reunir com Netanyahu e dizer: 'Nós vamos ocupar Gaza, recuperar Gaza e morar em Gaza'. E os palestinos, vão para onde? Onde eles vão viver? Qual o país deles? É uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano."
Trump e Netanyahu
Ao lado do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, Trump disse nesta terça-feira (4), que “os EUA tomarão conta da Faixa de Gaza e nós faremos um trabalho com ela também”, pontuando que Washington seria responsável por reconstruir prédios destruídos e desmantelar “bombas perigosas não detonadas e outras armas”.
Te podría interesar
Trump acrescentou que cerca de 2 milhões de moradores da Faixa de Gaza seriam realocados para países vizinhos em uma fase de transição, indicando que eles não teriam o direito de retorno. “Simplesmente não dá para voltar. Se você voltar, vai acabar do mesmo jeito que tem sido por 100 anos”, afirmou.
O presidente dos EUA não compartilhou detalhes sobre como ele esperava que os EUA assumissem o controle da faixa, mas durante a coletiva de imprensa, também não descartou o envio de tropas americanas.
“Essa não foi uma decisão tomada levianamente. Todos com quem conversei amam a ideia dos Estados Unidos possuírem aquele pedaço de terra, desenvolvendo e criando milhares de empregos com algo que será magnífico”, disse ele, como se se tratasse de uma propriedade privada que pudesse ser comprada, tomada ou um terreno baldio, e não uma nação ocupada.
Elogios de Netanyahu
Questionado sobre quem ele espera que viva na Faixa de Gaza se todos os palestinos forem realocados, o presidente dos EUA afirmou que "imagina" que "as pessoas do mundo" viverão lá, incluindo - veja só - palestinos.
As proposições do presidente estadunidense foram fartamente elogiadas pelo primeiro-ministro israelense. “Sua disposição de romper com o pensamento convencional — pensamento que falhou inúmeras vezes —, sua disposição de pensar fora da caixa com novas ideias, nos ajudará a atingir todos esses objetivos, e eu já vi você fazer isso muitas vezes”, disse ele.
“Você [Trump] vai direto ao ponto. Você vê coisas que os outros se recusam a ver. Você diz coisas que os outros se recusam a dizer. E depois que os queixos caem, as pessoas coçam a cabeça e dizem: 'você sabe, ele está certo'.”