LULA

VÍDEO: Globo de Ouro de Fernanda Torres resgata fala de Lula sobre Rubens Paiva

Durante debate em 1989, presidente pediu investigação sobre a morte do deputado e outros assassinados pela ditadura; reveja aqui

Lula durante debate em 1989.Créditos: Reprodução de Vídeo
Escrito en POLÍTICA el

O Globo de Ouro para Fernanda Torres, pelo papel de Eunice Paiva no filme “Ainda estou aqui”, de Walter Salles, fez com que internautas resgatassem uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de 1989.

A cena ocorreu durante debate entre candidatos à Presidência. Na ocasião, Lula cobrou uma investigação sobre a morte do ex-deputado federal Rubens Paiva, torturado e morto pela ditadura militar no Brasil.

“Eu mesmo defendo a ideia de que a gente deve tentar recontar a história desse país. Se recontar a história significar ir a fundo fazer uma pesquisa, por exemplo, de onde está Rubens Paiva, onde ele foi enterrado, quem é que matou, eu acho que nós temos que ir a fundo buscar isso. E isso não é nenhum desacato, nenhuma vingança, nenhuma caça às bruxas. Isso é um ato de lealdade com a nação brasileira, pra ter sua história contada tal como ela deve ser contada”, disse Lula na ocasião.

Veja o vídeo abaixo:

O prêmio

Assim que soube da vitória de Fernanda Torres, Lula divulgou um vídeo do encontro que teve com a atriz na cidade de Nova York (EUA), em setembro de 2024, no âmbito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 

"Emocionante. Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns, Fernanda Torres", escreveu o mandatário.

Ainda Estou Aqui 

O filme "Ainda Estou Aqui" é ambientado no Brasil de 1971, quando o país vive uma grave crise sob a ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história real de uma mãe de cinco filhos que, após o sequestro e desaparecimento de seu marido pela Polícia Militar, se torna ativista pelos direitos humanos e indígenas no país. 

Dirigido por Walter Salles, "Ainda Estou Aqui" acumula sete prêmios, incluindo o de melhor roteiro no Festival de Veneza. Este é o quarto filme do diretor a ser indicado ao Globo de Ouro. O longa, indicado ao Oscar como representante do Brasil para este ano, já atraiu um público superior a 3 milhões de pessoas. A produção de Walter Salles com Fernanda Torres no elenco principal superou grandes produções internacionais como "Gladiador 2", “Venom 3”, da Marvel, e "Wicked" no dia 22 de novembro.

O longa figura entre os 15 selecionados na shortlist do Oscar e busca uma vaga entre os cinco finalistas de Melhor Filme Internacional, com os resultados sendo divulgados em 17 de janeiro. Também foi nomeado para o Critics' Choice Awards 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com o vencedor sendo anunciado no dia 12 de janeiro.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar