O presidente Luiz Inácio Lula da Silva homenageou Fernanda Torres pelo prêmio Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama, anunciado em cerimônia realizada na noite deste domingo (5) em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Fernanda Torres foi premiada por sua interpretação de Eunice Paiva no filme ainda “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que concorreu ao Globo de Ouro na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Ao homenagear Fernanda Torres, Lula divulgou um vídeo do encontro que teve com a atriz na cidade de Nova York (EUA), em setembro de 2024, no âmbito da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
"Emocionante. Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: a vida presta. Parabéns, Fernanda Torres", escreveu o mandatário.
Confira:
Melhor atriz
A atriz Fernanda Torres entrou para a história ao se tornar a primeira brasileira a receber o Globo de Ouro na categoria de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Ao interpretar Eunice Paiva em “Ainda Estou Aqui”, Fernanda Torres conquistou apoio ao redor do mundo. O jornal The New York Times e a revista Variety apostaram que Torres seria premiada.
Receber o prêmio foi uma surpresa para a atriz brasileira que, horas antes da cerimônia, declarou que suas chances eram “nulas”.
Assista ao momento em que Fernanda Torres recebe o Globo de Ouro de melhor atriz:
Ainda Estou Aqui
O filme "Ainda Estou Aqui" é ambientado no Brasil de 1971, quando o país vive uma grave crise sob a ditadura militar. Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, a história real de uma mãe de cinco filhos que, após o sequestro e desaparecimento de seu marido pela Polícia Militar, se torna ativista pelos direitos humanos e indígenas no país.
Dirigido por Walter Salles, "Ainda Estou Aqui" acumula sete prêmios, incluindo o de melhor roteiro no Festival de Veneza. Este é o quarto filme do diretor a ser indicado ao Globo de Ouro. O longa, indicado ao Oscar como representante do Brasil para este ano, já atraiu um público superior a 3 milhões de pessoas. A produção de Walter Salles com Fernanda Torres no elenco principal superou grandes produções internacionais como "Gladiador 2", “Venom 3”, da Marvel, e "Wicked" no dia 22 de novembro.
O longa figura entre os 15 selecionados na shortlist do Oscar e busca uma vaga entre os cinco finalistas de Melhor Filme Internacional, com os resultados sendo divulgados em 17 de janeiro. Também foi nomeado para o Critics' Choice Awards 2025 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, com o vencedor sendo anunciado no dia 12 de janeiro.