Escalado por Jair Bolsonaro (PL) como "bombeiro" junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), estaria atuando como uma espécie de interlocutor do bilionário Elon Musk junto à corte e pressionando Alexandre de Moraes a suspender a decisão que bloqueou a Rede X no Brasil.
Tarcísio foi convidado por Moraes para um jantar na casa do ministro na última sexta-feira (30), mas teria se recusado a comparecer devido à suspensão do X, que foi eleita uma das principais bandeiras dos bolsonaristas na narrativa de ditadura do judiciário.
Te podría interesar
No entanto, o ex-ministro de Bolsonaro teria feito pressão sobre Moraes, apresentando uma proposta para colocar fim ao bloqueio da rede de Musk.
Segundo Igor Gadelha, no Metrópoles, Tarcísio sugeriu que apresentasse, via governo de São Paulo, um recurso pedindo a reconsideração da decisão alegando questões econômicas.
Te podría interesar
Tarcísio e bolsonaristas alegam que a decisão de Moraes causa "instabilidade jurídica" para investidores que desejam aportar recursos no Brasil.
O governador paulista argumentou que a decisão é ruim para o Brasil, que vive um momento de crescimento da economia.
No entanto, Moraes teria rechaçado a pressão e respondido com um sonoro "não insista" ao governador paulista.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Plínio Teodoro no Bluesky