Pesquisa Atlas Intel divulgada na noite desta quarta-feira (4) aponta que a maioria dos brasileiros avalia que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), está certo nos recentes embates que vem travando com Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), da montadora de carros elétricos Tesla e da empresa de exploração espacial SpaceX.
Segundo o levantamento, 49,7% da população está ao lado de Moraes, enquanto 43,9% saem em defesa do bilionário sul-africano radicado nos Estados Unidos. Outros 4,4% dizem que nenhum dos dois está certo.
Te podría interesar
O embate entre Moraes e Musk vem escalando desde abril deste ano, quando um jornalista dos EUA divulgou um relatório fajuto batizado de "Twitter Files Brazil" que mostrava descontentamento de funcionários do antigo Twitter com decisões do ministro do STF no sentido de mandar bloquear ou suspender contas de pessoas investigadas em inquéritos do STF e que estariam utilizando a rede social para obstruir a Justiça ou cometer crimes. Musk passou a atacar e ameaçar o ministro, endossando a narrativa golpista encampanda por bolsonaristas.
O dono do X vem, reiteradamente, descumprindo decisões judiciais e foi multado. Diante da falta de pagamento dos débitos e da negativa de Musk de indicar um representante legal no Brasil para responder aos processos, Moraes determinou o bloqueio do acesso ao X em todo o território nacional na última semana.
Bloqueio do X
Sobre o bloqueio do X, a pesquisa Atlas Intel aponta que a população está dividida: 50,9% dos brasileiros discordam da decisão, enquanto 48,1% concordam. Quanto o caráter da determinação, 56,5% disseram que ela tem motivação política, enquanto outros 41,7% afirmam que tratou-se de uma decisão técnica.
Decisões judiciais
O instituto também perguntou aos entrevistados se Elon Musk deveria ter cumprido as decisões judiciais de Moraes antes do bloqueio do X, como determinações para que a rede social apagasse publicações ou suspendesse perfis de usuários investigados que, de alguma maneira, estariam incorrendo em crimes ou atrapalhando as investigações. A maioria (48,9%) disse que sim, Musk deveria ter acatado as ordens, enquanto 37,6% acham que o bilionário está certo em desrespeitar as decisões da Justiça.
A pesquisa Atlas Intel entrevistou 1.617 respondentes, via Recrutamento Digital Aleatório, entre terça (3) e quarta-feira (4). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Siga os perfis da Revista Fórum e do jornalista Ivan Longo no Bluesky