GENTE, ISSO É NORMAL?

Marcos do Val, senador que faz cosplay de SWAT, está morando no plenário da Casa

Em meio a todo tipo de xaropada, como “pen-drives bombásticos” e uma enxurrada de delírios, o bolsonarista agora foi de mala e cuia para o Senado. Só que ele tem imóvel funcional

Marcos do Val morando no Senado.Créditos: Instagram/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Se tem alguém que se destaca em meio aos delírios gargalháveis do bolsonarismo, este é o senador Marcos do Val (Podemos-ES). Figura caricata da extrema direita, que passou os últimos anos caóticos da política nacional se fantasiando de policial de elite norte-americano da SWAT, distribuindo toneladas de fake news nas redes e elaborando as mais desconexas teorias da conspiração, Do Val arrumou sérios problemas depois que embarcou na trama golpista do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e saiu com uma história, dias após os ataques do 8 de janeiro de 2023, de que fazia parte de um plano para grampear o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

E foi justamente Moraes, o relator dos inquéritos das fake news e dos atos golpistas, quem fez a lei valer e ensinou a Do Val que o país não é a selva de quimeras que ele pensa. Descumprindo determinações legais e se enchendo de multas por causa disso (os valores já chegam a R$ 50 milhões), insultando Moraes o tempo todo nas redes, assim como no plenário do Senado, e se enrolando cada vez mais numa espiral de maluquices como “derrubar a República” com seus “pen-drives bombásticos”, o senador acabou tendo seus salários suspensos por decisão judicial, em que pese o fato de o STF ter informado, há dois dias, que liberou 30% dos vencimentos para fins de subsistência.

Pois ele não desistiu de tentar chamar a atenção, muito embora seja visto pelos próprios pares na Casa como uma espécie de “senador café com leite”, aquele que absolutamente ninguém leva a sério. Agora, Marcos do Val foi literalmente de mala cuia para o plenário do Senado Federal e se deitou sobre as poltronas, alegando que está morando no local por não ter mais nada. Ele só não disse que é beneficiário de um dos apartamentos funcionais destinados aos homens e mulheres com mandato no Congresso Nacional. Ou seja, era só ter ficado em casa mesmo, já que tem onde morar.

As fotos dos pertences de Dol Val jogados pelas mesas e cadeiras do plenário do Senado viralizaram nas redes e o máximo que o bolsonarista conseguiu até agora foi ser alvo de muita zoação e piadas.