Foi rejeitado pela Justiça Eleitoral recurso do prefeito de São Paulo e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) contra Tabata Amaral (PSB). Ela usou efeito de 'deep fake' em um vídeo em suas redes comparando o prefeito ao personagem Ken do filme "Barbie": o prefeito que ninguém sabe quem é.
A postagem de Tabata foi feita em abril no Instagram. Ela usou na ocasião a técnica de “deep fake”, que transforma rostos humanos com a inteligência artificial. O rosto de Nunes foi colocado no cenário do filme “Barbie” no lugar do personagem Ken, interpretado pelo ator Ryan Gosling.
Te podría interesar
Tabata foi acusada pelo MDB de antecipar propaganda eleitoral. Sua defesa, no entanto, alegou que o vídeo não tem nada a ver com as eleições, mas sim com a administração de Nunes.
Não cabem mais recursos
A Justiça Eleitoral decidiu que Tabata não fez uso de inteligência artificial com fins ilícitos. Nesta segunda-feira (5), o TRE-SP decidiu que não cabem mais recursos em segunda instância para Ricardo Nunes:
Te podría interesar
"Não restou configurado o uso de inteligência artificial na modalidade 'deep fake', com fins ilícitos", diz o processo. Nunes afirmou ao UOL através de sua assessoria que não vai tentar entrar com um terceiro recurso.
O uso de “deep fakes” é proibido pela Justiça Eleitoral em campanhas desde fevereiro. Tabata retirou o vídeo em que usou a IA, mas manteve o conteúdo. Logo após a publicação, Tabata Amaral removeu o vídeo das suas redes e substituiu por outro em que usa fotos de Nunes. Além disso, ela foi às ruas de São Paulo perguntar às pessoas se elas conhecem o prefeito de São Paulo.
A maioria dos entrevistados respondeu não saber quem é. Veja abaixo:
Com informações do UOL