Na quinta-feira (01), as redes foram tomadas por uma avalanche de fake news sobre a boxeadora argelina Imane Khelif. A principal delas apontava que sua adversária, a italiana Carini, tinha abandonado a luta aos 46 segundos como forma de protesto pelo fato de Khelif ser uma mulher trans, o que depois foi comprovado ser mentira.
Mas, o estrago já estava feito. Um dos principais propagadores da fake news contra Imane Khelif foi o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que se baseou em uma suposta análise do IBA, que afirmava que a lutadora argelina teria os cromossomos XY. Porém, como ressaltou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em comunicado oficial, tal "prova" nunca foi apresentada. Além disso, o COI frisou que o IBA está suspenso por causa de irregularidades.
Te podría interesar
Porém, mesmo com toda a história desmentida, Nikolas Ferreira e outras figuras continuaram a atacar a lutadora argelina e pessoas trans em geral com discurso de ódio. O que o deputado mineiro não contava é que seria desmascarado pelo comediante Tiago Santineli, que usa seus canais nas redes sociais para desmontar discursos propagados pelos fundamentalistas no Brasil.
Te podría interesar
Em um primeiro vídeo, Tiago Santineli revelou o motivo pelo qual Nikolas Ferreira passou o dia todo atacando a lutadora argelina:
"Vocês querem saber a real porque o Nikolas está falando dessa porr* dessa luta de boxe o dia inteiro? É só pra galera não ficar sabendo [...] ele fez uma publicação dizendo que ia votar contra a taxação das compras da Shein, né, que aí botaram tudo no c* do Haddad, mas na hora de votar, o PL inteiro votou a favor de taxar as compras da Shein."
Em outra publicação, Santineli desmontou o argumento biológico utilizado por Nikolas Ferreira para atacar pessoas trans:
Nesta sexta-feira (02), o comediante publicou um vídeo desmentindo os argumentos de Nikolas Ferreira: "A Imane não é uma mulher trans, ela é uma mulher cis, ela tem útero e vagina, que é literalmente o que vocês conservadores acreditam [...] que é a única coisa que faz uma mulher ser mulher: ter útero e vagina. Nikolas, me responde: mesmo tendo útero e uma vagina, ela pode ser considerada homem porque tem o cromossomo X e Y. Responde aí pra mim", ironizou Santineli.
Após os vídeos de Tiago Santineli, o deputado Nikolas Ferreira virou chacota nas redes e foi parar nos trends. Confira algumas reações abaixo: