DESEMBARQUE DO CENTRÃO?

Ex-ministro manda "recado" para Bolsonaro após vitória da esquerda na França

Alçado à Casa Civil para selar a cooptação do Centrão por Bolsonaro, Ciro Nogueira, presidente do PP, sinaliza que pode voltar aos braços da "terceira via" caso o ex-presidente leve adiante seu "extremismo"

Ciro Nogueira e Jair Bolsonaro.Créditos: Presidência da República
Escrito en POLÍTICA el

Alçado à Casa Civil do governo Jair Bolsonaro (PL) para selar a cooptação do Centrão pela ultradireita fascista, o presidente do PP, Ciro Nogueira, mandou um recado ao ex-presidente após a vitória da esquerda nas eleições na França neste domingo (7).

Em longo texto na rede X, o presidente do PP, mesmo partido do presidente da Câmara Arthur Lira (AL), Nogueira sinalizou que o Centrão pode saltar, de vez, do barco bolsonarista, caso o ex-presidente decida se radicalizar ainda mais diante dos indiciamentos pela Justiça.

Ao dizer que "as eleições para a (SIC) França deixam uma lição pedagógica para todo o mundo e o Brasil", Nogueira parte para cima dos "setores extremistas, que possuem tentações majoritárias e dominantes".

"No Brasil não é diferente. Os setores mais vigorosos da Direita ainda imaginam que podem, sozinhos, ser referendados pela vontade popular. Mas o povo brasileiro não é de extremismos", emenda.

Nogueira, então, se junta aos setores da direita que vêm sendo criticados - especialmente por Carlos Bolsonaro (PL-RJ) - por caminharem em direção à "terceira via", articulada pelo sistema financeiro e a mídia neoliberal, que querem distância do ex-presidente nas eleições de 2026.

"Para aqueles da Direita brasileira que entendem que ela é o começo, o meio e o fim, fica o alerta da França: a democracia não possui um único caminho quando o extremismo se apresenta como a direção inevitável", diz.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar