ELEIÇÕES 2024

Datafolha no Rio: Paes ganha em primeiro turno e Psol supera bolsonarista

Levantamento não é bom para a extrema direita; Além de Alexandre Ramagem (PL) ter ficado atrás de Tarcísio Motta (Psol), a candidata do Novo sequer pontuou

Eduardo Paes, prefeito do Rio.Créditos: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

A primeira pesquisa Datafolha sobre a corrida para a Prefeitura do Rio de Janeiro foi divulgada nesta sexta-feira (5) e não é nada animadora para a extrema-direita. Na liderança, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD) caminha tranquilo rumo à reeleição com 53% das intenções de votos. Mesmo com a margem de erro, que é de 3 pontos percentuais, as chances de vitória no primeiro turno seguem altas.

Em segundo lugar aparece Tarcísio Motta (Psol) com 9% das intenções de votos. O candidato superou o bolsonarista Alexandre Ramagem (PL), que fez 7% e agora figura como uma terceira força apesar do empate técnico. Ramagem foi nomeado diretor-geral da Polícia Federal por Jair Bolsonaro (PL) durante o seu governo e chegou a ter o nome citado no escândalo que ganhou o apelido de "Abin paralela" nos meios de comunicação.

Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) aparecem logo a seguir com 3% das intenções de votos cada. Rodrigo Amorim (União) e Marcelo Queiroz (PP) obtiveram 2% cada um, Dani Balbi (PCdoB) marcou 1% e Carol Sponza (Novo) não pontuou.

Brancos e nulos somam 14% dos 840 eleitores entrevistados entre terça (2) e quinta-feira (4) pelo instituto. Indecisos são 5%. Resumindo, Eduardo Paes tem o dobro das intenções de votos de todos os outros candidatos somados.

Fator Balbi

Dani Balbi pode não disputar as eleições, uma vez que seu partido participa de federação encabeçada pelo PT, que sinaliza apoio a Paes. Em cenário sem a sua presença, o atual prefeito obteve 55% das intenções de votos, Tarcísio obteve 10% e Ramagem manteve os 7%.

Espontânea

Eduardo Paes também liderou a pesquisa espontânea, quando não são dadas as opções eleitorais ao eleitor entrevistado. Marcou 28% contra apenas 2% de Tarcísio e Ramagem.

Rejeição

  • Cyro Garcia (PSTU) – 27%
  • Tarcísio Motta (Psol) – 25%
  • Alexandre Ramagem (PL) – 21%
  • Eduardo Paes (PSD) – 19%
  • Marcelo Queiroz (PP) – 19%
  • Rodrigo Amorim (União) – 18%
  • Dani Balbi (PCdoB) – 17%
  • Juliete Pantoja (UP) – 15%
  • Carol Sponza (Novo) – 15%