O deputado distrital Fábio Félix (PSOL-DF) abriu uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) após a parlamentar celebrar a tentativa de golpe de estado ocorrida na Bolívia.
A deputada bolsonarista compartilhou um vídeo da tentativa de tomada violenta do poder contra o governo eleito de Lucho Arce na quarta-feira (26) e disse "Graças a Deus" no X, antigo Twitter.
Te podría interesar
Depois, Kicis disse que, na verdade, celebrava a possibilidade de libertação de Jeanine Añez, ex-presidenta da Bolívia que assumiu o cargo em 2019 após um golpe bem sucedido contra o então presidente Evo Morales.
Na visão de Félix, a parlamentar está legitimando tentativas violentas de tomada de poder por parte das Forças Armadas. Segundo o deputado, Kicis "incitou publicamente animosidade das Forças Armadas contra os poderes constitucionais, ao celebrar a conflagração militar ocorrida em país vizinho, de forma a tomá-la como exemplo do que deveria, em seu entender, ocorrer no Brasil”.
Te podría interesar
Ele ainda afirma que o comentário da parlamentar insufla sentimentos golpistas entre sectos das Forças Armadas e que tal atitude deve ser avaliada juridicamente.
“Por se tratar de uma liderança política com mandato no Congresso Nacional, e com trajetória na promoção e difusão de teses conspiratórias para insuflar insurgências cívico-militares contra governos democraticamente eleitos, é certo que seu comentário produz consequências na promoção de animosidade entre as Forças Armadas e o governo civil e na organização de novas empreitadas golpistas”, afirmou o parlamentar na representação.