ELEIÇÕES 2024

Datafolha divulga pesquisa eleitoral para prefeitura de SP

Em relação à última pesquisa do instituto realizada em março, quando Guilherme Boulos (PSOL) e Ricardo Nunes (MDB) estavam em empate técnico, o Datafolha acrescentou os nomes de Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB), ausentes no último levantamento

Créditos: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados e Reprodução/TV Globo
Escrito en POLÍTICA el

O Datafolha divulga nesta quarta-feira (29) um novo levantamento sobre a disputa pela prefeitura da cidade de São Paulo. A expectativa em relação aos resultados da corrida eleitoral cresceu no meio político após a pesquisa Atlas/Intel, publicada nesta terça-feira (28), ter mostrado o pré-candidato do PSOL, Guilherme Boulos, com 37,2% das intenções de voto, à frente do atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que aparece com 20,5%.

Segundo o questionário registrado no TSE, em relação à última pesquisa do instituto divulgada em março, o Datafolha acrescentou os nomes de Pablo Marçal (PRTB) e José Luiz Datena (PSDB), ausentes no levantamento anterior. Também foram adicionados os nomes de João Pimenta (PCO), Ricardo Senese (UP) e Fernando Fantauzzi (DC).

Além dos resultados da disputa pela prefeitura de São Paulo, o instituto também traz a avaliação do prefeito Ricardo Nunes, do governador Tarcísio de Freitas e do presidente Lula na capital paulista. Questiona ainda a influência que poderia ter no voto do paulistano os apoios de Lula, Tarcísio, Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin aos candidatos a prefeito.

O Datafolha entrevistou 1.092 eleitores nos dias 27 e 28 de maio e a sondagem está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-08145/2024. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Resultados do último Datafolha

A última pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada em 11 de março, trazia um empate técnico entre Boulos e Nunes, com ambos marcando 30% e 29% das intenções de voto, respectivamente.  Em seguida apareciam Tabata Amaral (PSB), com 8%; Marina Helena (Novo), 7%; Kim Kataguiri (União Brasil), 4% e Altino (PSTU), 2%.

Entre o público masculino, Boulos tinha 32% e Nunes, 31% das intenções de voto, empate técnico que persistia entre os dois pré-candidatos no eleitorado feminino, com o postulante do PSOL chegando a 28% e o emedebista a 27%.

Por faixa etária, a maior vantagem de Boulos sobre Nunes era entre os jovens de 16 a 24 anos, onde vencia por 31% a 13%. No segmento, o atual prefeito empatava tecnicamente com Kim Kataguiri, que alcançava 11%. Já o pré-candidato do MDB aparecia com sua maior liderança na faixa dos 45 a 59 anos, onde vencia Boulos por 33% a 26%.

A pesquisa apontava ainda a liderança do atual prefeito entre os entrevistados apenas com ensino fundamental, segmento onde vence o deputado federal do PSOL por 35% a 22%. Havia empate técnico entre os entrevistados que possuem o ensino médio, com Nunes alcançando 29% e Boulos, 25%, e o parlamentar derrotava o prefeito por 42% a 25% no segmento dos que têm ensino superior.