UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

Mais de 34 mil famílias atingidas pela tragédia no RS começam a receber auxílio para reconstrução

Ministro Paulo Pimenta anuncia início do pagamento de 5,1 mil reais ainda esta semana

Créditos: Agência Brasil (Rafa Neddermeyer) - Mais de 34 mil famílias atingidas pelas chuvas no RS começam a receber Auxílio Reconstrução ainda esta semana
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O pagamento do primeiro lote do Auxílio Reconstrução será feito para 34.196 famílias gaúchas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul ainda esta semana. Cada família cadastrada pelas prefeituras no sistema do governo federal terá direito a R$ 5.100.

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O anúncio foi feito pelo ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, nesta terça-feira (28).

Segundo o ministro, a lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa Econômica Federal, que será responsável pelo pagamento do benefício.

"Tão logo as pessoas validem as informações das famílias, no prazo de 48 horas, esse dinheiro vai estar na conta", afirmou Pimenta em entrevista coletiva em Porto Alegre, acompanhado por outros ministros do governo federal.

A meta, segundo o ministro, é autorizar duas listas de famílias por semana para o pagamento do auxílio.

Desde 20 de maio, 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras ao sistema do Auxílio Reconstrução, conforme dados da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República até a manhã de segunda-feira (27). Destes, 44.592 tiveram o pagamento autorizado após a checagem dos cadastros, sendo 42.572 de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.

A prefeitura de Porto Alegre encaminhou nesta terça-feira o cadastro de 24.516 famílias residentes no município, iniciando o prazo em 20 de maio.

O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, ressaltou que as prefeituras não precisam enviar os dados de todas as famílias atingidas de uma só vez. "À medida que for formando uma lista, vai alimentando o sistema", explicou.

Como receber o Auxílio Reconstrução

Para a liberação do benefício, são necessárias três fases:

  1. Prefeituras: Devem enviar ao governo federal dados sobre as localidades atingidas e as famílias desalojadas ou desabrigadas no site do Auxílio Reconstrução.
     
  2. Famílias: A pessoa responsável pela família beneficiada precisa confirmar, desde 27 de maio, o cadastro no site. É necessário acessar o botão Sou Cidadão pela conta registrada no site Gov.br, usando login e senha. Caso haja erros no cadastro, as prefeituras devem corrigir dados como CPF, endereço ou nome.
     
  3. Pagamento: A Caixa Econômica Federal receberá a lista dos nomes aptos e fará o depósito na conta.

As famílias não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já possui conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.

Caso o beneficiário não tenha conta, o próprio banco abrirá uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio, que poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.

Com informações da Agência Brasil