TRAGÉDIA NO SUL

Exército afasta militares que criaram fake news sobre rompimento de dique no RS

"O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento", diz a corporação em nota para desmentir militares que pediam a evacuação do bairro Mathias Velho, em Canoas.

Militares propagam fake news sobre rompimento de dique em Canoas, no Rio Grande do Sul.Créditos: Rede X
Escrito en BRASIL el

O Exército Brasileiro divulgou nota na noite deste domingo (26) em que afirma que afastou os militares que integram a Operação Taquari 2 envolvidos em uma fake news no bairro Mathias Velho, em Canoas, uma das cidades mais atingidas pela tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Por volta das 18h, militares da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada passaram pelas ruas mandando a população do bairro desocupar as casas que seriam alagadas pelo rompimento de um dique.

"O Exército Brasileiro esclarece que tal situação decorreu de um grave erro de procedimento. Medidas administrativas foram adotadas para apurar rigorosamente os fatos. Os militares envolvidos foram afastados de suas atividades durante o processo de investigação", diz o texto.

A prefeitura de Canoas já havia informado que não existia nenhuma necessidade de evacuar o bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos pelas cheias no auge do nível do Guaíba no começo de maio.

A negativa da fake news aconteceu após moradores divulgarem nas redes vídeos em que os militares usavam megafone para pedir a evacuação do bairro.