INUNDAÇÕES

RS: adolescente morador de cobertura de luxo é investigado por ajuda falsa ao estado

Vários golpes relacionados a doações para o RS a partir de tecnologias, arrecadações coletivas e apropriação têm sido investigados pela polícia

Entrega de doações em comunidade indígena do RS.Créditos: Reprodução/equipe de voluntários via Apib
Escrito en BRASIL el

Entre os investigados por cometer golpes com vaquinhas virtuais falsas de ajuda aos desabrigados no Rio Grande do Sul está um adolescente de 16 anos.

A polícia do estado cumpriu vários mandados de busca e apreensão neste final de semana. Entre os golpes realizados a partir de tecnologias, arrecadações coletivas e apropriação de doações, está o do adolescente. Ele mora em Balneário Camboriú (SC), em uma cobertura de luxo alugada por R$ 30 mil.

Segundo o delegado Eibert Moreira, "o nosso investigado, ele refere que há uma movimentação tranquila de R$ 2 milhões por dia vinculados a esses golpes em todo o Brasil", conta.

Apesar do adolescente não ter sido apreendido, a polícia diz que ele também gerenciava sites falsos, que ofereciam produtos com valores abaixo do mercado que nunca eram entregues ao consumidor.

Além do adolescente, outras duas pessoas são investigadas por estelionato e lavagem de dinheiro.

Vários golpes relacionados a doações para o RS têm sido investigados pela polícia. Além das vaquinhas falsas, outros casos são de venda de doações e até uso de inteligência artificial para enganar doadores.

Com informações do g1