O deputado federal e pré-candidato à Prefeitura de Guarulhos Alencar Santana (PT-SP) esteve na manhã deste sábado (25) com o presidente Lula (PT) em evento no município da Grande São Paulo e ganhou amplo destaque no noticiário ao ser fotografado em aperto de mãos e sorrisos com o presidente, além de ter sido o primeiro a discursar no evento oficial. Na plateia, a militância usava camisetas em referência a Santana.
Lula não pediu votos ao pré-candidato, mas fez questão de que estivesse ao seu lado ao longo do evento e o colocou como um protagonista. Ao público, o presidente disse que Santana “sempre telefonava” pedindo que fosse a Guarulhos. Dessa vez, o mandatário atendeu ao pedido e foi ao município para inaugurar a obra de um trevo em rodovia local.
Te podría interesar
Mas não foi só Lula quem deu moral para Alencar Santana. Renan Filho (MDB-AL), o ministro dos Transportes, também deu uma declaração em que o chamou de “guerreiro” e ressaltou seu apoio à obra inaugurada, ao presidente Lula e ao desenvolvimento de Guarulhos.
Quem é Alencar Santana
O provável candidato do presidente PT para a Prefeitura de Guarulhos – importante cidade da Grande São Paulo onde está o aeroporto internacional da capital paulista – é um dos 20 vice-líderes do governo na Câmara dos Deputados.
Te podría interesar
Nascido em 2 de janeiro de 1976 em Guarulhos, Alencar é advogado de formação e iniciou sua carreira em 2004 quando foi eleito vereador pela primeira vez. Reeleito em 2008, o mandato teve um breve hiato entre 2009 e 2010 quando ele foi Secretário de Governo de Guarulhos, e se encerrou em março de 2011, quando Santana tomou posse como deputado estadual eleito no ano anterior.
Na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Santana foi reeleito em 2014 e exerceu seu mandato até 2019 quando assumiu o cargo de deputado federal em Brasília.
Atuação no Congresso
No Congresso, Alencar tem se destacado por sua atuação em defesa dos direitos trabalhistas, da educação pública e de políticas sociais. Ele é conhecido por sua postura crítica e por seu engajamento em temas de justiça social e direitos humanos.
Em 2023, ele foi o relator do projeto de lei que criou o programa Desenrola Brasil, que tem sido fundamental para as economias familiares por prever o refinanciamento de dívidas pessoais dos brasileiros.
Em novembro do mesmo ano, ele era o líder em exercício do Governo Lula na Câmara quando parlamentares da oposição tentaram derrubar uma portaria do ministro Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, que estabelecia parâmetros para o trabalho aos domingos no comércio. Ele criticou duramente os bolsonaristas pela intenção de revogar a norma.
"Essa portaria revoga uma norma do governo Bolsonaro para garantir o direito de representação das entidades sindicais. Não há nada demais nesta questão”, afirmou à época.
Além disso, em primeiro de abril foi uma das vozes que se levantou contra o senador e general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), que comemorou o golpe de 1964 que fazia 50 anos naquela data.
"Sabe o que aconteceria na Alemanha se um militar fizesse uma saudação a Hitler hoje? Seria expulso das forças armadas e iria para a cadeia por uma boa temporada. Está na hora de criarmos uma lei para criminalizar a apologia à ditadura no Brasil", escreveu o deputado.
Escritório saqueado e depredado
Em 3 de outubro de 2023, Alencar Santana chegava ao seu escritório em Guarulhos quando se deparou com a enorme destruição causada na madrugada anterior pela invasão de marginais antipetistas.
Criminosos arrombaram a porta, quebraram janelas, reviraram documentos, roubaram computadores e equipamentos. Além do vandalismo, os autores do ataque fizeram uma pichação contra o Partido dos Trabalhadores na parede. "PT: Perca total", escreveram.
"Chegamos para uma reunião hoje de manhã e fomos surpreendidos com o escritório todo destruído. Arrombaram uma janela e arrombaram uma porta e algumas portas internas. Levaram todos os computadores e também outras coisas de pequeno valor, como um frigobar. Remexeram todas as mesas, armários, quebraram, jogaram coisas no chão e picharam em uma das paredes 'PT: perca total'", detalhou Alencar Santana Braga à época para a Fórum.
"Se me perguntar a razão, não consigo precisar. Só que, logicamente, achamos muito estranho", prosseguiu o parlamentar.
Principais projetos de lei
- PL 10427/2018: Dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a Política Nacional de Assistência Social, visando garantir direitos sociais aos cidadãos e reduzir desigualdades.
- PL 2717/2019: Propõe a criação de mecanismos de transparência e controle social nas escolas públicas, permitindo a participação ativa da comunidade escolar na gestão e na qualidade do ensino.