MISOGINIA

Justiça enquadra Ciro Gomes em caso de ataques machistas contra senadora do PT

O ex-governador do Ceará disparou uma série de ofensas misóginas contra a parlamentar Janaína Farias

Justiça enquadra Ciro Gomes em caso de ataques machistas contra senadora do PT.Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Ciro Gomes, ex-governador do Ceará e eterno presidenciável, está proibido de voltar a atacar de maneira machista a senadora Janaína Farias (PT-CE). É o que decidiu, nesta sexta-feira (17), a 12ª Vara Cível de Brasília.

Além disso, a Justiça de Brasília também determinou que, caso Ciro Gomes volte a atacar a senadora Janaína Farias, será multado em R$ 30 mil.

"Vê-se que, aparentemente, os dizeres proferidos pela parte ré [Ciro Gomes] em três momentos distintos - duas entrevistas dadas a veículos de comunicação e um evento político ocorrido no estado do Ceará - revestem-se de cunho ofensivo à honra da autora [Janaína Farias], especialmente na sua condição de mulher", declarou a juíza Patricia Vasques Coelho.

A decisão é cautelar e provisória, logo, pode ser alterada a qualquer momento.

Os ataques misóginos de Ciro Gomes contra Janaína Farias



O ex-senador e ex-candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT), cometeu mais uma de suas baixarias misóginas, desta vez contra Janaína Farias, a segunda suplente de Camilo Santana, ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação.

“Quem está assumindo o Senado Federal hoje? Sabe qual é o serviço prestado para ir ao lugar de Virgílio Távora, de Tasso Jereissati, de Mauro Benevides, de Patrícia Saboya? Aí vai agora a assessora para assuntos de cama do Camilo Santana," declarou Ciro Gomes.

Em outro momento, Ciro Gomes foi ainda mais baixo e comparou Santana ao imperador romano Calígula, que teria empossado um cavalo como senador em Roma: “Esse cara [Calígula] estava tão poderoso que, para humilhar o Senado, nomeou o próprio cavalo. Mal comparando […] eu pergunto, com todo respeito: qual é a obra, a realização, o preparo que Janaína tem para ser senadora da República?”

E prosseguiu: “Ela [Janaína Farias] só fez serviço particular do Camilo, e serviço particular, assim, é o harém, são os eunucos, são as meninas do entorno. Ela sempre foi encarregada desse serviço.”

À época dos ataques, a senadora do PT revelou que ia processar Ciro Gomes. “É lamentável que esse tipo de agressão a uma mulher ainda persista na política cearense. Mas a baixaria e a covardia parecem ser uma característica na trajetória deste político. Infelizmente, todos sabem que misoginia é uma característica deste senhor.”