VÍDEO

Pimenta embarca para assumir ministério da reconstrução do RS: "devolver a dignidade às pessoas"

Ministro-chefe da Secom será anunciado como autoridade federal frente à reconstrução do Rio Grande do Sul, onde a tragédia climática já deixou 149 mortos e afetou mais de 2 milhões de pessoas.

Lula e Paulo Pimenta em viagem no dia 5 de maio ao Rio Grande do Sul.Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en POLÍTICA el

O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), Paulo Pimenta, divulgou um vídeo nas redes sociais na manhã desta quarta-feira (15) antes de embarcar, juntamente com o presidente Lula, mais uma vez para o Rio Grande do Sul, que já conta 149 mortos em meio à tragédia climática provocada pelas enchentes.

Pimenta, que foi reeleito deputado federal pelo Estado, será anunciado por Lula como a autoridade federal responsável pelo ministério extraordinário que será criado para reconstrução do Rio Grande do Sul. O jornalista pernambucano Laércio Portela assumirá a Secom de forma interina.

"O presidente hoje fará uma série de anúncios importantens no nosso Estado. E reafirmar a nossa disposição para colaborar, contribuir, com o governo do Estado, as prefeituras, com a sociedade gaúcha nesse momento dramático, que vai exigir de todos nós um imenso esforço de união e reconstrução", disse Pimenta.

O ministro ainda antecipou um pouco sobre o seu trabalho, que focará principalmente em ações para as mais de 2 milhões de pessoas atingidas pela tragédia em 446 dos 497 municípios do Estado.

"O que a gente não vai conseguir devolver para o povo gaúcho são as vidas que foram perdidas. O resto nós temos que ir atrás. Para devolver a dignidade para nosso povo, reconstruir a infraestrutura do Estado: cada escola, cada unidade de saúde, cada ponte que a água levou. Pensar o futuro, investir em prevenção para que essa tragédia jamais se repita", afirmou.

Veja