INUNDAÇÕES

Fernanda Melchionna detona fala de Eduardo Leite sobre doações: "um absurdo"

Governador do RS é duramente criticado nas redes por declaração; entenda

Créditos: Geraldo Magela
Escrito en POLÍTICA el

A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) fez uma dura crítica às recentes declarações do governador Eduardo Leite (PSDB-RS).

Leite afirmou estar preocupado com o comércio gaúcho por conta do alto nível de doações que têm chegado ao estado, afirmando que isso pode prejudicar a economia local.

Nas últimas semanas, esforços dos Correios, das Forças Armadas, do governo federal e de entes privados têm levado doações para a região de maneira incansável.

"O RS está em calamidade. Nosso povo afetado faz apelo publicamente para que, quem puder, ajude com doações, seja em dinheiro, alimentos e itens necessários. É um absurdo o governador sugerir que doações estão impactando no comércio local. O momento exige socorro a quem perdeu tudo!", detonou Melchionna.

 

O que disse Eduardo Leite

Em entrevista à Bandeirantes, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite fez uma fala assustadora, mostrando preocupação com o impacto das doações no comércio local.

“Quando você tem um volume tão grande de doações físicas chegando ao Estado, há um receio, pelo que já observamos em outras situações, sobre o impacto que isso terá no comércio local. Quando você tem uma cidade que foi impactada, um comércio local que foi impactado também, o reerguimento desse comércio fica impactado na medida que você tem uma série de itens que estão vindo de outros lugares do país”, disse o governador tucano.

Como doar mantimentos para o RS

Para doar ao Rio Grande do Sul (RS) através dos Correios, você pode seguir os passos abaixo:

  1. Localize as agências de doação: As agências dos Correios estão recebendo doações em todas as unidades do país. Verifique qual é a mais próxima de sua casa.
  2. Selecione os itens a doar: Os Correios recebem itens considerados de maior necessidade pela Defesa Civil, incluindo:

    1. Alimentos da cesta básica

    2. Produtos de higiene pessoal

    3. Material de higiene seca

    4. Itens de vestuário

    5. Água potável (prioridade no momento)

    6. Ração para animais.

  3. Prepare as doações: Embale e identifique o tipo de material para facilitar a logística. Embora não seja uma exigência para o transporte, é recomendável para uma melhor organização.

  4. Leve as doações às agências: As agências dos Correios recebem as doações de 8h às 17h. Você pode levar as doações diretamente às agências, que serão transportadas gratuitamente para as áreas afetadas.