RIO GRANDE DO SUL

Ministério da Saúde instala mais três hospitais de campanha no Rio Grande do Sul

Unidades chegam a cinco; pasta também enviou mais 30 kits emergenciais capazes de atender 45 mil pessoas

Rio Grande do Sul terá mais três hospitais de campanha.Créditos: Reprodução/Marinha do Brasil
Escrito en POLÍTICA el

O Ministério da Saúde vai instalar mais três hospitais de campanha no Rio Grande do Sul e ampliar para cinco o número de postos pelo estado. A montagem das estruturas começou neste sábado (11) e deve ser finalizada em dois dias.

Duas unidades serão montadas em Porto Alegre e uma será destinada ao município de São Leopoldo, a 40 quilômetros da capital gaúcha. "É uma grande ampliação de atendimentos para a população, já que que muitas unidades de saúde de referência foram danificadas. Esta é mais uma ampliação que se junta aos outros hospitais de campanha e estabelecimentos oferecidos pelos municípios e o estado", afirma o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do ministério, Márcio Garcia.

O Rio Grande do Sul vive sua pior tragédia climática há mais de uma semana, com chuvas intensas que já atingiram quase 90% das cidades. Com as enchentes, o risco de doenças devido às águas contaminadas aumenta. 

Também neste sábado, o Ministério alertou que suspeitas de leptospirose devem ser tratadas imediatamente sem a necessidade de confirmação laboratorial. A doença está relacionada a condições precárias de infraestrutura sanitária e à alta infestação de roedores infectados pela doença. “Em cenários de desastres climáticos, como inundações, a disseminação e a persistência da bactéria no ambiente podem facilitar a ocorrência de surtos da doença”, diz o comunicado da pasta.

Kits de emergência

Nesta sexta-feira (10), o Ministério enviou mais 30 kits emergenciais com medicamentos e insumos para o governo do Rio Grande do Sul. Cada kit é capaz de atender a 1.500 pessoas por um mês

Desde o início da tragédia, 50 kits de emergência, que podem atender 75.000 pessoas até o final de maio, já foram enviados. Outros 50 kits já foram solicitados pelo governo do RS e estão sendo preparados pelo ministério.

“Durante todo o ano de 2023, enviamos 108 kits para ações de emergência no país e até no exterior. Essa é uma ajuda importante, principalmente para reabastecer os insumos perdidos com as inundações”, diz Márcio Garcia.

Últimas atualizações sobre o RS

Neste sábado (11), a Defesa Civil atualizou o número de mortos, que subiu para 136, e de desaparecidos, que totaliza 125.

Já o número de feridos é de 746. Também há  71.398 pessoas em abrigos, 339.928 desalojadas e um total de 1.951.402 pessoas afetadas pela chuva em algum grau.

O número de pessoas resgatadas chega a 74.153, e de animais a 10.348. As ações de resgate contam com 27.589 pessoas, que contam com 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.