O presidente Lula anunciou que vai ao Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (2), após fortes chuvas que atingem o estado e já causaram a morte de 10 pessoas, além de deixar outras 21 desaparecidas. Ele viaja acompanhado por uma comitiva de ministros.
Em um post no X (antigo Twitter), Lula conversa com o governador Eduardo Leite e afirma que há oito helicópteros disponíveis para ajudar durante os temporais, mas que devido ao tempo do estado, não é possível enviá-los agora. O presidente também diz que irá ao RS para "ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo".
Te podría interesar
Os ministros que devem acompanhar Lula são Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação, Rui Costa, da Casa Civil, Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional e Integração, Renan Filho, dos Transportes, e o comandante do Exército, general Tomás Paiva.
Chuvas no Rio Grande do Sul
Fortes temporais atingem o estado do Rio Grande do Sul e, de acordo com informações da Defesa Civil, 10 pessoas morreram e 21 estão desaparecidas. As regiões mais atingidas são: Metropolitana de Porto Alegre, Vales, Central, Serra e Sul.
A maioria das vítimas são pessoas idosas, segundo a Defesa Civil, que foram atingidas por escarga elétrica, afogamento ou deslizamento de terra.
Ao todo, 19.110 pessoas foram prejudicadas devido às chuvas, que devem continuar até sexta-feira (3) e dar uma trégua no final de semana. Meteorologistas do Inmet preveem "gravidade extrema" nos próximos dias.