O Rio Grande do Sul sofre com fortes temporais desde a tarde desta terça-feira (30) e, de acordo com dados da Defesa Civil, já são 10 mortos e 21 desaparecidos. Dados preliminares dão conta de que 77 municípios foram afetados e alguns estão completamente isolados.
Na noite desta terça-feira (30), o governo federal enviou dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para atuar no resgate de pessoas ilhadas nas regiões de Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária.
Te podría interesar
Por meio de suas redes sociais, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), lamentou as mortes. "Começamos o dia com a triste notícia de que já são 8 mortes causadas pelo temporal desta semana no Estado. Seguimos trabalhando intensamente para localizar os desaparecidos e garantir a segurança das comunidades em áreas de risco. Infelizmente, ainda há previsão de mais chuva", disse.
O presidente Lula (PT) também se manifestou e afirmou que toda a estrutura do governo federal está à disposição para ajudar o Rio Grande do Sul.
Te podría interesar
"Conversei por telefone com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul, que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta. No que for necessário, o governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexo das mudanças climáticas que afetam o planeta", declarou Lula.
Vídeo que circula pelas redes mostra Imagens impressionantes do momento em que uma forte enxurrada derruba uma ponte.
Até este momento, mais de 19 mil pessoas já foram afetadas pelas tempestades no Rio Grande do Sul. De acordo com os dados da previsão de tempo divulgados pelo governo gaúcho, as chuvas devem permanecer até domingo (4).