REDE DE ELON MUSK

Coincidência? Deputados de esquerda perderam seguidores no X, enquanto os de extrema direita ganharam

Analista de dados Pedro Barciela constatou o movimento, que coincide com o início dos ataques de Elon Musk, dono da rede social, ao judiciário brasileiro

Elon Musk, dono do X, o antigo Twitter.Créditos: Reprodução/X
Escrito en POLÍTICA el

Desde que Elon Musk passou a se comportar como um novo líder da extrema direita brasileira e atacar o judiciário do país, perfis de pessoas de esquerda no X (o antigo Twitter), rede social que pertence ao bilionário, têm relatado perda em massa de seguidores. 

A princípio, alguns usuários da redes social aventaram a possibilidade de que isso esteja acontecendo devido a uma suposta "limpeza" de boots (perfis fake operados por robôs) que estaria em curso na plataforma. 

O analista de dados Pedro Barciela, especializado em monitoramento de redes sociais online, entretanto, fez uma análise detalha a movimentação, constatando algo estranho: enquanto, nos últimos dias, perfis de deputados e deputadas de esquerda na rede X perderam seguidores, os de parlamentares de extrema direita ganharam. 

"Dado curioso: desde o início do showzinho de Musk todos os parlamentares abaixo de PT, PSOL, PC do B e REDE perderam seguidores em bloco. O curioso? Todos os parlamentares de extrema-direita ganharam seguidores no mesmo período. Coincidência interessante, não?", escreveu Barciela ao divulgar imagens de sua análise que mostra o fluxo de seguidores dos parlamentares. 

"Pode ser uma coincidência? Pode ser uma ação orquestrada? Fato é: o desequilíbrio e o comportamento deplorável do bilionário simplesmente minaram toda e qualquer confiança na transparência da plataforma e de suas APIs", prosseguiu o analista. 

Confira: 

Perfis de esquerda relatam perda de seguidores 

O deputadofederal Chico Alencar (PSOL-RJ), por exemplo, é um dos parlamentares de esquerda que têm relatado perda de seguidores na rede X. O psolista comentou na própria publicação de Pedro Barciela sobre o assunto. 

"Aqui, perdemos quase 2k de seguidores em pouquíssimo tempo. No painel de controle, as métricas não aparecem. Não tem como confiar na transparência da plataforma", escreveu Alencar. 

Outras personalidades têm relatado o mesmo. O jornalista Chico Pinheiro, do ICL Notícias, que é identificado com o campo político progressista, denunciou que perdeu centenas de seguidores em poucas horas na rede X. 

O cientista Miguel Nicolelis, por sua vez, anunciou que deixaria a rede X e migraria para o Blue Sky, rede social feita pelo criador do Twitter, após também constatar perda de seguidores.