A Fórum Filmes lança nesta segunda-feira (1º), às 21h, o episódio 3 da série documental Ato 18: o golpe contra Lula, dirigida por Luiz Carlos Azenha, que relata com detalhes a tentativa de golpe desencadeada em 8 de Janeiro.
Azenha conta que o terceiro episódio da série é focada na reação de Lula à tentativa de golpe colocada em marcha por Jair Bolsonaro (PL) e serve de "alerta para o futuro".
Te podría interesar
"A gente conta como foi o contragolpe. O Lula agiu com a cabeça, com calma e conseguiu tirar a gente de uma situação muito dramática. Porém, o bolsonarismo mostra que está vivo e nos ameaçando", diz o jornalista, que tem uma longa trajetória na cobertura da política nacional e internacional e é apresentador do Fórum Global.
Segundo Azenha, o episódio 3 da série mostra como estivemos muito próximo do que acontece na Hungria, país governado pelo ultradireitista Viktor Orbán e que, recentemente, deu guarida a Bolsonaro por duas noites na embaixada em Brasília após a apreensão do passaporte do ex-presidente pela Polícia Federal (PF) na investigação sobre o golpe.
Te podría interesar
"No conjunto da obra há um alerta sobre o futuro. Sobre como estivemos muito perto de, num segundo mandato de Bolsonaro, viver o que a Hungria vive hoje. O que o Orbán fez com quatro mandatos? Ele tinha maioria no Congresso e foi desconstruindo a Constituição da Hungria. Se tivéssemos Bolsonaro em um segundo mandato, vocês podem imaginar como o Brasil corria um risco seríssimo", diz.
Azenha diz ainda que o risco continua, especialmente com a possível eleição de Donald Trump nos EUA.
"Se Trump for eleito, a gente pode esperar uma situação ainda mais dramática, pois eles são totalmente coordenados: Trump, Orbán, [o presidente argentino Javier] Milei e o Brasil agora. Depois da eleição, Milei virou a ponta de lança para fustigar o governo Lula", afirma.
Segundo Azenha, boa parte do documentário mostra que o bolsonarismo segue vivo a partir do ato convocado por Jair Bolsonaro na Avenida Paulista no dia 25 de fevereiro, onde esteve presente e conversou com os extremistas apoiadores do ex-presidente.
"Me impressionou muito que o bolsonarismo ainda está forte e o discurso é exatamente o mesmo de antes do 8 de Janeiro: derrubar o Lula".
O documentário ainda traz reflexões jurídicas sobre o caso e uma entrevista exclusiva com o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, com quem Lula estava ao receber a informação sobre os ataques às instituições no 8 de janeiro de 2022.
O episódio 3 de Ato 18: o golpe contra Lula estreia em sessão première para apoiadores e financiadores do documentário às 21h desta segunda-feira (1º) na TV Fórum.
A partir desta terça-feira (2), o episódio poderá ser visto por todos na TV Fórum.
Assista ao trailer do episódio 3 e aos episódio 1 e 2 de Ato 18: o Golpe contra Lula.