TERROR BOLSONARISTA

Festa da Selma: estreia segundo episódio do documentário da Fórum sobre golpe contra Lula

Para o diretor, Luiz Carlos Azenha, documentário joga luz à participação de lideranças do Exército. Renato Rovai, da Fórum, afirma que documentário dará subsídios à CPI e até mesmo na condenação de atores do golpe.

Escrito en CULTURA el

O segundo episódio do documentário Ato 18: O Golpe contra Lula, produzido pela Fórum Filmes, com direção de Luiz Carlos Azenha, está disponível para o público na TV Fórum, o canal da Revista Fórum no Youtube, a partir desta sexta-feira (14). O segundo capítulo da série já foi exibido nesta quinta-feira (13), com sessão première exclusiva para apoiadores, que financiaram a produção do documentário. Apoie aqui.

ASSISTA

"O trabalho da Fórum Filmes foi muito complexo, pois tivemos de fazer um capítulo com novas informações surgindo a todo momento”, afirma Azenha, que já atuou em grandes emissoras e se destacou no telejornalismo por reportagens especiais realizadas em todo o mundo.

De acordo com o jornalista, o segundo episódio do documentário da Fórum Filmes joga luz a uma das questões mais nebulosas sobre o desencadeamento dos atos golpistas do dia 8 de janeiro, que culminou na depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e do edifício-sede do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Estão se acumulando os indícios de que lideranças importantes do Exército atuavam ali direcionando os bolsonaristas mais radicais em busca de um resultado, o de impedir Lula de assumir ou governar, quando poderiam ter agido para evitar o 8 de janeiro", conta Azenha.

Com entrevistas exclusivas e pesquisa detalhada das imagens do terror imposto pelos bolsonaristas, a segunda parte do documentário, chamada de "Festa da Selma" - um código com origem militar usado como apito de cachorro para a concentração dos golpistas na capital federal -, revela respostas para muitas perguntas ainda em aberto sobre o fatídico dia 8 de Janeiro.

“De qualquer forma, fortaleceu-se em mim a visão de aquele acampamento de Brasília não era no QG do Exército, mas DO QG do Exército”, diz Azenha.

Para Renato Rovai, diretor de redação da Fórum, o documentário traz elementos que podem contribuir para a CPMI dos Atos Golpistas, que está sendo realizada no Congresso, e até mesmo incriminar responsáveis que já são alvos de investigações.

"É absolutamente imperdível. Tem que ser visto por aqueles que defendem a democracia e é um documento inclusive para pautar debates na CPMI e na condenação de algumas pessoas que aparecem neste episódio cometendo crimes bárbaros", afirma.

Rovai acredita que o segundo episódio do Ato 18: O Golpe contra Lula, terá ainda mais sucesso que o inicial, disponível no canal da TV Fórum no Youtube - assista abaixo.

"O segundo episódio A Festa da Selma é eletrizante, ainda mais robusto, do ponto de vista das denúncias, do que o primeiro, que teve enorme sucesso ultrapassando os 250 mil visualizações", conclui.

Assista abaixo ao primeiro episódio: