O presidente Lula (PT), depois de desembarcar em Montevidéu, capital do Uruguai, nesta quinta-feira (5), visitou o ex-presidente do país vizinho, Pepe Mujica, em sua tradicional chácara.
Na oportunidade, o brasileiro condecorou o amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta comenda nacional.
Te podría interesar
“Essa medalha estou entregando a Pepe Mujica não pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser companheiro. Não escolhemos irmão, mãe, mas um companheiro, escolhemos. De todos os presidentes que conheci e convivi muitos anos, o Pepe Mujica é a pessoa mais extraordinária", afirmou Lula, muito emocionado.
Ambos compartilham trajetória de amizade e convergência ideológica. Mujica presidiu o Uruguai entre 2010 e 2015.
Te podría interesar
Lula está no país vizinho para participar da cúpula do Mercosul. O evento, que reúne os presidentes dos países do bloco, deve marcar o anúncio do acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.
Câncer
Em agosto, a médica Raquel Panone declarou, em entrevista coletiva, que Mujica “foi curado” do câncer de esôfago.
“Temos fortes convicções de que o câncer foi curado, que não existe mais, porque fizemos várias tomografias estes dias e isso mostra que não há evidência do tumor”, explicou ela à imprensa.
Menos de um mês depois, em 7 de setembro, o ex-presidente foi submetido a uma cirurgia para colocação de uma sonda no estômago.
Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Lucas Vasques no Bluesky.