ALEXANDRE DE MORAES

9x1: goleada no STF garante Moraes no caso dos golpistas

Dos ministros indicados por Bolsonaro, um votou a favor e outro contra; veja aqui

O ministro Alexandre de Moraes.Créditos: STF/Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

9x1:Terminou em goleada nesta sexta-feira (13) a votação no STF (Supremo Tribunal Federal) que rejeitou pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que o ministro Alexandre de Moraes fique de fora da relatoria das ações contra a tentativa de golpe de Estado de 2022 e dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

André Mendonça foi o último ministro a votar e o único a divergir. O julgamento começou no plenário virtual na sexta-feira (6), às 11h e terminou mais rápido do que se esperava – pois os ministros ainda tinham uma semana de prazo – nesta sexta-feira (13).

Foram nove votos contra um. Moraes, o objeto da ação, não participou da votação. Na sexta-feira (6), votaram contra o pedido o presidente e relator do caso, Luís Roberto Barroso, seguido por Edson Fachin, Gilmar Mendes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Cármen Lúcia ainda na sexta. Luiz Fux também votou contra na terça-feira (10).

Os dois últimos

Nesta sexta (13), votaram os dois ministros indicados por Bolsonaro. Kassio Nunes Marques, que também rejeitou o pedido, e André Mendonça, único a votar a favor. Segundo ele, há elementos no processo que evidenciam Moraes como vítima dos crimes apurados. "Entendo que a peça recursal ora apreciada apresenta de forma clara, objetiva e específica as razões fáticas e jurídicas para a caracterização do impedimento do ministro relator", disse.

Outros 191 réus dos casos relacionados fizeram pedidos iguais que também foram negados pelo presidente do STF.

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar