E FIM DE PAPO...

Médico de Lula, Kalil acaba com especulações sobre saúde e dá conselho para 2026; VÍDEO

Desde que Lula foi internado, a Faria Lima e a mídia liberal se juntaram à horda bolsonarista para propagar dúvidas (ou seria torcida?) sobre o estado de saúde do presidente

Lula e Roberto Kalil Filho.Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en POLÍTICA el

Médico pessoal de Lula, Roberto Kalil Filho já aparenta estar sem paciência para responder às inúmeras "perguntas" que buscam colocar dúvidas sobre a saúde e a capacidade física do presidente, de 79 anos, disputar a reeleição em 2026.

LEIA TAMBÉM:
Atestado de óbito: bolsonaristas produzem fake news perturbadora sobre Lula

Desde que Lula foi internado para passar por uma trepanação - pequena incisão para drenar uma hemorragia na caixa craniana - na noite de segunda-feira (9), a Faria Lima e a mídia liberal se juntaram à horda bolsonarista para propagar dúvidas (ou seria torcida?) sobre o estado de saúde do presidente.

Por diversas vezes, Kalil respondeu que Lula está bem de saúde e que o procedimento é normal em casos de queda com fratura na cabeça, como a que o presidente foi vítima em 19 de outubro.

No entanto, em entrevista ao Uol, Kalil deu uma declaração para por fim às especulações sobre a saúde do presidente e das "dúvidas" sobre a capacidade de Lula se candidatar à reeleição em 2026, aos 81 anos.

"Realmente, com a idade, as pessoas podem perder um pouco do reflexo e equilíbrio, mas não foi o caso. Em relação a quem diz que o presidente tem certa idade e aconteceu isso. Não. O acidente que aconteceu com ele acontece com qualquer pessoa de qualquer idade e da mesma maneira", iniciou, explicando sobre a queda no banheiro do Alvorada.

"E tem mais", emendou Kalil. "Se ele não fosse saudável e tivesse a musculatura que ele tem, ele teria provavelmente fraturado um fêmur, a coluna. Ele tem um físico exemplar e isso, nesse trauma, ajudou".

Em seguida, Kalil foi indagado pelo jornalista Ricardo Kotscho, que foi assessor de comunicação de Lula no primeiro mandato, sobre a disputa eleitoral em 2026 e qual conselho daria ao presidente, caso estivesse em dúvida se deveria tentar ou não a reeleição. 

"Eu vou aconselhar ele a ser candidato, fazer campanha todos os dias que ele puder, da maneira que puder. Se quiser viajar mil vezes por dia para fazer campanha, pode fazer com a saúde que ele tem", afirmou.

"Depender da saúde do presidente, por favor, não contem com fake News sobre isso para tirá-lo de uma eleição", concluiu.

Nesta sexta-feira (13), Lula deixou a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e já caminha pelos corredores do Hospital Sírio Libanês. A alta está prevista para o início da próxima semana.

Assista ao vídeo

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar