RECUPERAÇÃO SURPREENDENTE

Lula deixa UTI e já caminha pelos corredores do hospital

Novo boletim médico aponta melhora considerável do presidente, que passou por uma cirurgia no crânio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

Novo boletim médico divulgado pelo Hospital Sírio-Libanês na manhã desta sexta-feira (12) aponta uma melhora considerável do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está internado desde segunda-feira (9).

Lula foi submetido a uma cirurgia para drenar hemorragia no crânio, decorrente do acidente doméstico que sofreu em outubro, quando escorregou no banheiro enquanto cortava as unhas do pé e bateu a cabeça no chão. 

Segundo a equipe médica, Lula já deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e foi para um quarto comum (tratamento semi-intensivo). O boletim informa ainda que o presidente já está, inclusive, fazendo caminhadas pelos corredores do hospital. 

"O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados semi-intensivos. Segue lúcido e orientado, alimentou-se normalmente e realizou caminhada pelos corredores. O Presidente continua sob acompanhamento da equipe médica liderada pelo Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e pela Dra. Ana Helena Germoglio", diz o comunicado da unidade de saúde. 

Lula despacha do hospital 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está se recuperando bem da cirurgia e do procedimento aos quais foi submetido devido a uma hemorragia no crânio, causada por um acidente doméstico ocorrido em outubro, quando bateu a cabeça no chão enquanto cortava as unhas dos pés no banheiro.

Internado no Hospital Sírio Libanês desde segunda-feira (9), Lula está lúcido, se alimentando bem e apresentando melhora contínua. O presidente está acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e só pode receber visitas de familiares. 

Apesar das recomendações médicas de repouso, Lula se mantém relativamente ativo e já despacha diretamente do hospital. Ele tem recebido informações de ministros através de Janja e, na quarta-feira (11), sancionou o projeto de lei que cria o mercado de carbono no Brasil. A sanção se deu com assinatura eletrônica feita através de um notebook. 

Nesta quinta-feira (12), após passar por um procedimento para evitar novos sangramentos no crânio, Lula conversou por telefone com o vice-presidente Geraldo Alckmin e por videconferência com o ministro Rui Costa, da Casa Civil. 

"Sei que está todo mundo querendo saber do presidente Lula. Recebi há pouco uma ligação dele, sempre muito focado e animado, pedindo atualizações do dia e de como está a pauta do Governo no Congresso. Depois de fazer o relato de todos os encaminhamentos, aproveitei para reforçar que estamos desejando uma ótima recuperação. Com fé em Deus, logo teremos nosso presidente em Brasília e ele também não vê a hora de voltar à rotina de trabalho", escreveu Rui Costa em seus perfis nas redes sociais. 

A expectativa dos médicos é que Lula receba alta na próxima segunda-feira (16) e, então, possa retornar a Brasília apto a trabalhar. 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar