TENSÃO

VÍDEO - Arthur Lira enquadra STF e ameaça governo Lula

O presidente da Câmara dos Deputados não escondeu a sua irritação com a decisão da Corte em controlar as emendas parlamentares

VÍDEO - Arthur Lira enquadra STF e ameaça governo Lula.Créditos: Reprodução/ Globo News
Escrito en POLÍTICA el

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reagiu na noite desta terça-feira (10) à publicação de uma portaria do governo federal que viabiliza o pagamento de emendas parlamentares até o fim do ano.

A portaria foi um caminho encontrado pelo governo Lula (PT) para driblar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que havia suspendido o pagamento das emendas parlamentares. Com isso, a Câmara decidiu que não votaria o pacote fiscal da gestão federal, e um impasse se estabeleceu entre os deputados e o Palácio do Planalto.

Mesmo com a publicação da portaria, Arthur Lira detonou o STF, fez ameaças ao governo Lula e lembrou que, sem as emendas parlamentares, o Executivo não tem votos para aprovar o pacote fiscal.

"Não tem votos. O assunto é polêmico, o BPC é polêmico, o abono é polêmico, o salário mínimo é polêmico. É um assunto que ferve, além de toda a insatisfação pelo não cumprimento de uma lei que foi aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente da República", disparou Lira.

Em seguida, Lira voltou a defender que cada Poder atue dentro de suas respectivas atribuições. "O problema não é dinheiro, emenda ou portaria. O Congresso tem suas atribuições e responsabilidades. Projetos chegaram há poucos dias [...] o que eu defendo e sempre vou defender é que cada um dos Três Poderes da República fique restrito às suas atribuições constitucionais. Quando isso se desequilibra, dá esse tipo de problema", declarou Arthur Lira.


 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar