O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá novamente nesta terça-feira (5) com ministros de seu governo para discutir um pacote de medidas que visa cortar gastos públicos para cumprir o arcabouço fiscal.
As despesas obrigatórias do governo vêm servido de base para especulação do mercado financeiro, que culminou na recente disparada da cotação do dólar e que é utilizada pelo presidente bolsonarista do Banco Central, Roberto Campos Neto, para justificar o aumento da taxa básica de juros (Selic).
Te podría interesar
Lula vêm sinalizando que vai cumprir o ajuste fiscal, mas que não pretende mexer no aumento real do salário mínimo e nas aposentadorias. O presidente ainda resiste à pressão do mercado para que sejam colocados tetos em despesas com áreas essenciais, como saúde e educação.
A deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do PT, é um dos nomes próximos a Lula que pressionam para que o presidente não promova ajuste fiscal mexendo em gastos com o social.
Te podría interesar
"As conversas da mídia e seus economistas para cortar o orçamento público só recaem em cima daquilo que atinge o povo trabalhador e os pobres: pisos de saúde e educação, reajuste do salário mínimo, seguro desemprego, abono salaria, BPC…Nada se fala dos juros estratosféricos, que vem aumentando a dívida, do sistema tributário injusto e concentrador de renda, das desonerações bilionárias. Dá uma tristeza!", escreveu Gleisi em seu perfil no X (o antigo Twitter).
Nesta segunda-feira (4), Lula já havia se reunido com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Rui Costa (Casa Civil), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), Luiz Marinho (Trabalho), Camilo Santana (Educação) e Nísia Trindade (Saúde) para discutir o corte de gastos.
Em nota, o Ministério da Fazenda informou que "o quadro fiscal do País foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão".
"Nesta terça (5), outros ministérios serão chamados pela Casa Civil para que também possam opinar e contribuir no âmbito das mesmas informações", prossegue o comunicado da pasta.
Agenda de Lula
Confira abaixo quais reuniões o presidente Lula terá nesta terça-feira (5) para discutir o corte de gastos:
- 10h00 - Reunião com o Ministro da Controladoria-Geral da União, Vinicius de Carvalho
- 11h00 - Encontro com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta
- 14h40 - Audiência com o Secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcos Rogério de Souza
- 15h00 - Reunião com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a Secretária-Executiva da Casa Civil, Miriam Belchior
- 16h00 - Encontro com a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e o Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha