DESGOSTO BILIONÁRIO

Paulo Teixeira defende fala de Janja sobre Musk: 'estava preso nas nossas gargantas'

"Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional", disse o ministro do Desenvolvimento Agrário em seu perfil no X

Ministro defendeu Janja em publicação no XCréditos: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Lula, Paulo Teixeira, defendeu a fala da primeira-dama, Janja da Silva, sobre o dono do X, ex-Twitter, Elon Musk.

"A verdade é que a Janja falou o que estava preso nas nossas gargantas. Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional", disse o ministro, no X.

A postagem de Teixeira se refere à declaração dada por Janja no Cria G20, quando participava de um debate sobre desinformação nas redes sociais. Ao ter sua fala interrompida pelo que parecia ser um apito de navio, ela brincou que seria uma interferência do bilionário.

“Acho que é o Elon Musk”, disse. E completou: “Eu não tenho medo de você, inclusive. Fuck you, Elon Musk”.

No evento, que tinha a presença do influenciador Felipe Neto, Janja fez um discurso de improviso, já que estava na plateia. Ela defendeu que a disseminação de informações falsas deve ser tratada em termos de governança global.

"A gente falou da regulamentação das redes sociais, das plataformas. Sempre tenho falado que não é uma questão local, se a gente não fizer essa discussão de uma forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta ter leis no Brasil —e está difícil de acontecer, a gente sabe todos os empecilhos—, se a gente não discutir essa questão de forma global", apontou.

Interferência de Musk nas eleições dos EUA

Segundo relatório recente divulgado pelo Center for Countering Digital Hate (Centro de Combate ao Ódio Digital), as postagens políticas de Elon Musk acumularam 17,1 bilhões de visualizações de 13 de julho até 25 de outubro. Isso é mais de duas vezes o número de visualizações de todos os “anúncios de campanha política” dos EUA registrados no banco de dados do X no mesmo período.

Na reta final da eleição, o Centro apontou ainda que Elon Musk publicou nas primeiras três semanas de outubro pelo menos 28 notícias falsas no seu perfil na rede social, visualizadas mais de 540 milhões de vezes na plataforma. Uma alegação falsa feita por ele sobre estados indecisos e "importação de eleitores" teve 21 milhões de visualizações, por exemplo.

Leia também:

 

Lula no Urban 20: 'Não haverá paz nas cidades se não houver paz no mundo'

A pesquisa também descobriu que o bilionário parece ter ajustado o algoritmo do X para aumentar o alcance de suas publicações na rede social a fim de promover conteúdo pró-Trump. Desde julho, o envolvimento com a conta de Musk no X registrou um aumento súbito e significativo, com as contagens de visualizações das suas postagens aumentando 138%, os retuítes subindo 238% e os likes crescendo186%.

"Essas descobertas destacam um padrão distinto que pode indicar uma mudança algorítmica que favoreceu desproporcionalmente a conta de Musk, contribuindo para uma vantagem considerável de engajamento", escreveram os pesquisadores.