ATENTADO EM BRASÍLIA

Tiü França pretendia matar Alexandre de Moraes, revela ex-esposa à PF

Daiane contou também que o ex-marido frequentou acampamentos golpistas logo após o resultado eleitoral de 2022

Alexandre de Moraes.Créditos: Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Escrito en POLÍTICA el

Daiane, ex-esposa de Francisco Wanderley Luiz, conhecido nas redes como “Tiü França”, revelou em depoimento à Polícia Federal de Santa Catarina, que seu ex-marido afirmou várias vezes a ela que pretendia "matar Alexandre de Moraes e quem mais estivesse perto na hora do atentado". As informações são de Daniela Lima na GloboNews.

Tiü França foi morto em um atentado com explosivos provocado por ele próprio na noite desta quarta-feira (13), na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Ela contou ainda que o ex-marido frequentou acampamentos golpistas de 2022, que se formaram logo após a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Morreu porque foi descoberto"

Segundo Daiane, o ex-marido compartilhou recentemente com ela e outras pessoas uma série de pesquisas sobre como atacar o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Câmara dos Deputados. Ao ser perguntada pelos agentes sobre as intenções dele, Daiane respondeu que Wanderley Luiz "morreu porque foi descoberto" antes de - provavelmente - executar "uma coisa maior".

Ela ainda disse que não frequentou o acampamento golpista em Brasília no dia 8 de janeiro, mas que participou, ao lado do ex-marido, de manifestações em outros locais. Tudo o que ele planejava era compartilhado em grupos de mensagens, contou ela. A PF vai analisar esses grupos para investigar possíveis coautores e apoiadores envolvidos no atentado.