POLÍTICA

Escala 6x1: Nikolas Ferreira é acusado de utilizar ChatGPT para defender o modelo

Diferentes ferramentas indicam uso de inteligência artificial generativa em postagem do deputado de extrema direita

Créditos: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) foi duramente criticado nas redes sociais após se posicionar contra a Proposta de Emenda à Constituição que defende o fim da escala 6x1 no Brasil.

O projeto, encabeçado pelo movimento Vida Além do Trabalho e liderado pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), está na fase de coleta de assinaturas. Nikolas foi um dos que se recusaram a apoiar a medida e, por isso, sofreu duras críticas nas redes sociais.

Então, o parlamentar bolsonarista publicou um texto em seus stories defendendo sua posição. No entanto, alguns usuários afirmaram que o texto parecia ter sido gerado por inteligências artificiais, como o ChatGPT.

O texto de Nikolas defende, em seis argumentos, a escala 6x1: "Impacto na Competitividade, Aumento dos Custos para as Empresas, Possível Desemprego, Redução de Salários, Dificuldades na Adaptação para Alguns Setores e, além disso, um trecho sobre baixa produtividade no Brasil em comparação com outros países."

A Fórum utilizou quatro ferramentas para avaliar se o texto foi gerado por inteligência artificial. Vale ressaltar, porém, que essas plataformas servem como indícios para identificação de padrões, mas não podem ser consideradas provas definitivas.

De acordo com as plataformas Smodin, Isgen e Copyleaks, o texto de Nikolas Ferreira foi integralmente criado por inteligência artificial. Segundo a plataforma NeuralWriter, há apenas 20% de chance de o texto ter sido feito por um ser humano.

A Fórum também pediu ao ChatGPT que criasse um texto com o seguinte prompt: "Faça um texto listando seis impactos negativos do fim da escala de trabalho 6x1 na economia brasileira, como se fosse um deputado de direita."

O resultado foram os argumentos "Aumento do Custo Operacional das Empresas, Redução da Competitividade, Pressão Inflacionária por Conta de Aumento de Custos, Diminuição das Oportunidades de Emprego, Impacto na Prestação de Serviços Essenciais e Desestímulo ao Investimento no Brasil". Excetuando-se a "pressão inflacionária," ausente no texto de Nikolas, e a queda nos salários, ausente no texto da Fórum,  a lista é muito semelhante.

O deputado federal não se pronunciou sobre o tema, mas virou piada nas redes: "Seguindo a lógica dele, o Brasil está nessa situação porque os políticos produzem pouco trabalhando 3x4, né? Tem que mudar para 6x1, então," afirmou um usuário. "E detalhe: ele tem 4 dias de folga para formular um texto ele mesmo, e mesmo assim o chupetinha não consegue," brincou outro.