TRABALHO JUSTO

Fim da escala 6x1 segue entre assuntos mais comentados nas redes; direita é cobrada por internautas

Parlamentares de esquerda se movimentam a favor da PEC de Erika Hilton (PSOL-SP) enquanto outros deputados são cobrados por não apoiarem a proposta

PEC fim da escala 6x1.Fim da escala 6x1 se tornou motivo de cobrança sobre parlamentares de direitaCréditos: Mario Agra/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

Durante todo o sábado (9) e também no início da manhã deste domingo (10), o fim da escala 6x1 seguiu como um dos temas mais comentados na rede social X, mobilizando centenas de perfis, entre importantes figuras políticas e influenciadores.

A deputada Erika Hilton, autora da proposta de emenda à Constituição (PEC) que incorporou a demanda do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) pelo fim da jornada de seis dias consecutivos, foi às redes detalhar novamente o que é e como a escala prejudica os trabalhadores, além de explicar a tramitação do texto.

Leia também:

 

Enquanto Brasil discute fim da escala 6x1, Alemanha testa semana de quatro dias de trabalho

"É comum PECs demorarem anos e anos pra conseguirem as 171 assinaturas necessárias para serem oficialmente apresentadas. Em menos de 6 meses, já estamos próximos da metade desse número. Essa é uma oportunidade ÚNICA de nos unirmos de forma PROPOSITIVA, ao invés de apenas de reagirmos às cotidianas tentativas de ataques aos direitos dos trabalhadores no Congresso", publicou a parlamentar no ex-Twitter, o X.

Deputados do campo da esquerda/centro-esquerda também têm aumentado a mobilização a favor da PEC. "Vamos seguir a luta por condições dignas de trabalho e renda, por direitos fundamentais e básicos garantidos a todas as pessoas, inclusive o direito ao descanso, ao estudo, à vida social e familiar", publicou a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP). 

"Só há dois tipos de pessoas contra o fim da escala 6x1: as que não sabem o que é e as que se beneficiam da exploração dos outros", postou, ainda na sexta (8), a deputada Dandara (PT-MG).

Pressão contra a direita

Além de parlamentares, perfis com números expressivos de seguidores também postaram mensagens em apoio ao fim da escala 6x1. Confira alguns deles abaixo.

Os deputados de direita foram criticados nas redes sociais por não endossarem o fim da escala 6x1. Um dos mais cobrados foi Nikolas Ferreira (PL-MG), que disse não ter votado contra a proposta porque "não tem nenhuma votação aberta sobre isso", mas publicou um texto no qual descreve pontos que deveriam ser "levados em consideração" na discussão. Todos negativos em relação à proposta.

Leia também:

Jornada de trabalho: semana de quatro dias tem novo teste no Reino Unido

São diversas postagens chamando a atenção para parlamentares que ainda não assinaram a proposta e criticando os que já se pronunciaram de forma contrária à PEC.

 

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar