Eleitores de Pablo Marçal (PRTB), que ficou em terceiro lugar no primeiro turno da eleição para a prefeitura de São Paulo (SP), estão avisando ao ex-presidente Jair Bolsonaro que votarão em Guilherme Boulos (PSOL) no segundo turno.
Muitos desses eleitores, que também são bolsonaristas, expressam revolta com o apoio de Bolsonaro ao atual prefeito e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), que disputará o segundo turno contra Boulos. Para eles, a escolha de Bolsonaro foi determinante para a derrota de Marçal no primeiro turno e pode contribuir para a vitória de Boulos no segundo. Outros bolsonaristas, embora não declarem apoio a Boulos, estão insatisfeitos com o cenário eleitoral em São Paulo e afirmam que não votarão em Nunes, alegando que ele é "esquerdista", mesmo com o apoio de Bolsonaro.
Te podría interesar
Essa insatisfação dos eleitores de Marçal e dos bolsonaristas em relação a Nunes, e a inclinação de alguns para votar em Boulos, tem sido amplamente manifestada nos comentários das publicações de Jair Bolsonaro nas redes sociais. No Instagram, muitos apoiadores de Marçal afirmaram que votarão em Boulos por "raiva" e "vingança".
"Sou de direita e conservador. Mas pela traição do Bolsonaro à direita em SP, vou de Boulos como protesto", escreveu um usuário, fazendo referência ao apelido dado por Marçal a Guilherme Boulos.
Te podría interesar
Outros comentários incluem: "Vou de Boulos só de raiva", "Traid@r, vamos de Boulos", e "Em SP, você virou as costas. Omisso", destacando o descontentamento entre os eleitores de Bolsonaro.
"Bolsonaro se entregou completamente às raposas. Perdeu totalmente o meu respeito, perdeu meu apoio. Nunca mais quero saber de ti", desabafou outro internauta.
Confira alguns dos comentários:
No Facebook, embora os bolsonaristas não declarem explicitamente o voto em Boulos, expressam frustração com o apoio de Bolsonaro a Ricardo Nunes. Bolsonaro já havia feito elogios a Pablo Marçal, mas acabou apoiando Nunes em razão de uma imposição de seu partido, o PL, presidido por Valdemar Costa Neto, que firmou uma aliança com o governador do Estado, o também bolsonarista Tarcísio Gomes de Freitas.
Veja abaixo a reação dos bolsonaristas:
A mensagem de Marçal a Nunes
Pablo Marçal, candidato do PRTB à prefeitura de São Paulo (SP), mandou uma mensagem via WhatsApp ao prefeito e candidato à reeleição Ricardo Nunes (MDB) logo após o término da apuração do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite deste domingo (6). Nunes e Guilherme Boulos (PSOL) venceram o pleito e disputarão o segundo turno, enquanto Marçal, por ter figurado na terceira colocação, ficará de fora da volta eleitoral decisiva.
Foi o próprio Nunes que revelou que Marçal o procurou. Em live do site UOL nesta segunda-feira (7), Nunes revelou que Marçal enviou a ele um emoji de aplauso.
"Tem uma palminha aqui. Ele me mandou uma palminha", disse Nunes, mostrando o celular com a mensagem em questão para a câmera.
O prefeito revelou que só tinha visto a mensagem naquele momento, e por isso não havia respondido, mas que iria responder. "Sou educado", declarou.
Horas mais tarde, em ato político no centro da capital paulista, entretanto, Nunes afirmou que não vai buscar o apoio de Marçal e que o coach de extrema direita não subirá em seu palanque.