PABLO MARÇAL

Marçal recebe Pix graúdo de empresário investigado por fake news na CPI da Covid

Currículo do doador bolsonarista conta também com condenação por ofensa homofóbica ao senador Fabiano Contarato

Otávio Fakhoury.Créditos: Leopoldo Silva/Agência Senado
Escrito en POLÍTICA el

O empresário de extrema direita Otávio Fakhoury fez uma doação polpuda de R$ 100 mil para a campanha à Prefeitura de São Paulo do ex-coach Pablo Marçal (PRTB). A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Bolsonarista conhecido, o empresário foi um dos alvos da CPI da Covid, em 2020, por ter espalhado notícias falsas durante a pandemia.

Além disso, ele também foi citado na apuração sobre um suposto pedido de propina ao Ministério da Saúde pela compra de vacinas, também investigada pelos senadores na CPI.

Fakhoury foi vice-presidente do Instituto Força Brasil, que teria intermediado a compra dos imunizantes entre o governo Bolsonaro e a Davati Medical Supply.

Homofobia contra Contarato

No mesmo ano, Fakhoury foi condenado a gravar um vídeo pedindo perdão ao senador Fabiano Contarato (PT), a ser veiculado no Twitter, e a custear uma campanha contra a homofobia nos próximos seis meses. A decisão foi tomada após ele ter atacado o parlamentar com ofensas homofóbicas na rede social.

Fakhoury disse na época, no Twitter, sobre Contarato, que é delegado da Polícia Civil do Espírito Santo: “O delegado homossexual assumido talvez estivesse pensando no perfume de alguma pessoa ali daquele plenário. Qual seria o perfumado que o cativou?”, pelo fato do senador ter cometido um erro ortográfico ao usar a palavra “flagrancial”, grafada equivocadamente como “fragrancial”.

Jantar com Marçal

O Pix de Fakhoury foi registrado na última terça-feira, quando participou do jantar de arrecadação promovido por aliados de Marçal na casa do deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP).

O empresário foi tesoureiro do antigo PSL (atual União Brasil) em São Paulo, cujo diretório na época era comandado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro.

Ele também foi presidente do PTB do ex-deputado Roberto Jefferson em São Paulo.

Siga o perfil da Revista Fórum e do jornalista Julinho Bittencourt no Bluesky.

 

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar