ELEIÇÕES

VÍDEO: Por que Boulos perdeu a eleição em SP? João Campos responde

O prefeito reeleito de Recife foi entrevistado no Roda Viva e foi questionado sobre questões locais e nacionais

VÍDEO: Por que Boulos perdeu a eleição em SP? João Campos responde.Créditos: Reprodução TV Cultura/ Leandro Paiva
Escrito en POLÍTICA el

Reeleito prefeito de Recife no primeiro turno com 78% dos votos, João Campos (PSB) foi o entrevistado do Roda Viva de segunda-feira (28) e teve que responder questões de abrangência local e nacional.

Em determinado momento, João Campos foi questionado sobre o fato de não ter subido no palanque de Guilherme Boulos (PSOL), candidato derrotado à prefeitura de São Paulo, e também foi provocado a responder sobre os motivos que levaram o psolista à derrota.

"A condução do nosso partido aqui em São Paulo é feita por Tabata [Amaral] e a nossa liderança é ela, a nossa candidata era ela, e se estivesse no segundo turno e ganharia a eleição, era ela. Eu não vivi o dia a dia da eleição daqui de São Paulo para poder afirmar o que aconteceu nesse sentido [por que Boulos foi derrotado], mas eu arrisco dizer, resgatando uma fala que fiz há poucos minutos: a prática precisa caber naquilo que você fala e o que você fala tem que caber na sua prática. Eu não conheço de perto a trajetória de Boulos, mas acredito que ele teve uma roupagem diferente enquanto pré-candidato e candidato a prefeito", iniciou João Campos.

Em seguida, Campos afirmou que houve uma contradição entre a imagem de Boulos ao longo de sua vida e aquela apresentada ao eleitor. "Imagino que ele [Boulos] tem 20 anos de trajetória pública: seja no movimento social, seja como candidato, seja como deputado. Nesses 20 anos, ele tem 19 anos que ele se posiciona de um jeito em tudo. Aí, em um ano ele começa a revisitar todos os posicionamentos... as pessoas sabem das coisas. Tem uma frase que diz assim: 'você acha que o povo não pensa, mas o povo pensa'", disse.

"Então, as pessoas veem essa leitura diferente, principalmente quando se aproxima o tempo de eleição. Eu imagino que pode ter acontecido algo desse tipo. Não é você ter um discurso que caiba na eleição, mas é você ter uma prática de vida na política que seja coerente, e cada vez mais as pessoas querem aquilo que seja coerente, que seja verdadeiro. Você dizer a verdade nem sempre vai agradar, mas as pessoas vão lhe reconhecer por ter sido sincero com elas", concluiu o prefeito reeleito de Recife.

A entrevista de João Campos pode ser conferida no vídeo abaixo. O momento específico em que ele analisa a candidatura de Boulos é a partir de 1h12: