PÓS-ELEIÇÕES

João Campos no Roda Viva: “Governo Lula é melhor do que avaliação feita sobre ele”

Prefeito reeleito de Recife destacou indicadores do governo Lula 3 e confirmou seu apoio ao presidente para 2026: "fez muitas entregas"

João Campos foi entrevistado pela primeira vez no Roda Viva.Créditos: Nadja Kouchi/TV Cultura
Escrito en POLÍTICA el

João Campos, prefeito reeleito pelo PSB com 78,11% dos votos válidos em Recife (PE) no primeiro turno, participou do programa Roda Viva nesta segunda-feira (28). Questionado pela repórter Carolina Linhares, sobre a gestão do presidente Lula, o prefeito avaliou o governo de maneira positiva. De acordo com Campos, a administração atual “é melhor do que as avaliações indicam”.

“Uma gestão que conseguiu, nos indicadores macroeconômicos principais, buscar um controle da inflação, houve redução do desemprego para menos de 7% nesse último trimestre, o menor índice das últimas décadas e uma capacidade de superávit de exportação. São bons indicadores construídos”, ressaltou o prefeito.

Campos ainda destacou as entregas de Lula nas áreas social e educacional, encobertadas pela grande mídia, e fez duras críticas à administração de Jair Bolsonaro (PL).

“O governo Lula tem muitas entregas [...] o que é oposto ao governo de Bolsonaro, que entregava muito menos, mas criava cortinas de fumaça para desviar da falta de entregas”.

Também questionado por pela jornalista Betânia Santana sobre as chances do governo petista para 2026, o prefeito diz que não há dúvidas de que Lula tenha seu apoio.

“Se vocês me perguntarem o que eu espero em relação à presidência em 2026, eu vou torcer e trabalhar para que Lula seja candidato à reeleição, e vou votar nele. Isso é uma resposta objetiva, está bem claro. Sobre o cenário das candidaturas majoritárias, de quem vai se candidatar, de quais partidos, ainda é muito cedo para dizer”, disse.

Sobre uma possível candidatura própria ao governo de Pernambuco daqui há dois anos, Campos observa que, no momento, há um cenário favorável. “Acabei de disputar uma eleição para a prefeitura do Recife, fui reeleito com a maior votação da história da nossa cidade. Há quatro anos, eu tive 29% dos votos no primeiro turno, e quatro anos depois, eu obtive 78%. É um aumento de quase três vezes na votação. Isso mostra a confiança das pessoas", comentou Campos. 

Assista a entrevista completa

Quem é João Campos

João Campos, nascido em Recife e com 30 anos, é engenheiro civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Filho do ex-governador Eduardo Campos e da economista Renata Campos, ele também é bisneto do ex-governador Miguel Arraes. Em 2016, ocupou o cargo de chefe de gabinete do governador Paulo Câmara (PSB), e em 2018, foi eleito deputado federal, registrando 460.637 votos — a maior votação da história de Pernambuco para o cargo.

Como deputado, João Campos presidiu a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Renda Básica e foi o coordenador da Comissão Externa de Acompanhamento das Ações do Ministério da Educação. Atualmente, o prefeito de Recife tem um relacionamento com a deputada federal Tabata Amaral, candidata à prefeitura de São Paulo pelo PSB, com quem iniciou o namoro em 2019, quando ambos eram parlamentares. Em 2021, João renunciou ao mandato para assumir a prefeitura de Recife. Foi reeleito em 2024, no primeiro turno, com 725.721 votos – o maior número já registrado para o cargo na capital pernambucana.