REAÇÃO

Médico de Lula rebate teorias conspiratórias sobre queda do presidente

Bolsonaristas pedem "investigação" sobre queda no banheiro após propagarem fake news inacreditável de que sósia assumiu a Presidência

Créditos: Ricardo Stuckert / PR
Escrito en POLÍTICA el

Bolsonaristas inundaram as redes sociais com teorias conspiratórias, sugerindo que o presidente Lula (PT) teria morrido e sido trocado por um “sósia” ou “clone” ou até mesmo que teria “inventado” a queda para não participar da reunião dos BRICS. Entretanto, como se sabe, teorias conspiratórias não precisam fazer sentido para prosperarem. 

Na segunda-feira (21), o Planalto divulgou uma foto de Lula em reunião com dois ministros, e no dia seguinte, o presidente fez um pronunciamento virtual na Cúpula do BRICS, onde estava bem, conforme apontava o boletim médico do Hospital Sírio-Libanês

“O exame de imagem está estável em comparação ao anterior, com a programação de realizar novo exame de controle em 72h. Encontra-se apto a exercer sua rotina de trabalho”.

O médico pessoal do presidente, Roberto Kalil Filho, afirma que a situação que estão criando é indignante. 

“Nem eu, nem o presidente, nem o corpo médico que o assistiu no sábado e nem o Sírio-Libanês participaríamos de uma farsa. Isso causa indignação. Tenho mais de 30 anos de experiência, ajo com transparência. É inaceitável que suspeitas deste tipo ganhem espaço”, afirmou ao jornal O Globo.

De acordo com as informações médicas, o presidente estava sentado em um banco e, ao se inclinar para aparar a unha, o assento se deslocou, levando à sua queda e ao impacto na cabeça. Ele acabou sofrendo um traumatismo craniano e um pequeno sangramento cerebral.

Agora, para piorar, o deputado federal bolsonarista Evair de Melo (PP-ES) solicitou uma investigação “detalhada” da queda em um documento enviado à direção-geral da Polícia Federal (PF). “A necessidade de investigação detalhada surge a partir de indícios de que a comunicação oficial a respeito do acidente pode ter sido manipulada”, teorizou em documento.