GOVERNO LULA

"De volta ao Brasil": Lula se pronuncia após retorno do México em avião reserva; entenda

O voo de retorno de Lula ocorreu após incidente que causou apreensão. Na primeira tentativa de volta ao Brasil, a aeronave VC-1 apresentou um problema técnico logo após a decolagem no México

Lula e Janja desembarcam em Brasília depois de mais de 17 horas de atraso no retorno do México.Créditos: Reprodução / Instagram
Escrito en POLÍTICA el

Em publicação nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se pronunciou rapidamente sobre a volta ao Brasil, ao lado de Janja, em um avião reserva da Força Aérea Brasileira (FAB) após pane no avião presidencial ainda no México, onde da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum.

"De volta ao Brasil", escreveu Lula, juntamente com um vídeo onde é recebido pelo vice, Geraldo Alckmin (PSB), em Brasília.

“O voo foi tranquilo e sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência na chegada do presidente ao Brasil, às 10h12 desta quarta-feira (2), com mais de 17 horas de atraso. Lula foi direto para a residência oficial, no Palácio da Alvorada, e não tem compromissos oficiais previstos.

Problemas

O voo de retorno de Lula ocorreu após um incidente que causou apreensão. Na primeira tentativa de volta ao Brasil, na tarde de terça-feira, a aeronave VC-1 apresentou um problema técnico logo após a decolagem. 

O avião precisou voar em círculos por cerca de cinco horas para gastar combustível, mantendo-se a uma altitude média de aproximadamente 3,8 mil metros. A estratégia ocorreu pelo risco de pouco com uma aeronave com o tanque de combustível lotado.

Após esse procedimento, a aeronave pousou em segurança às 22h16 no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles (NLU), que fica a cerca de uma hora da Cidade do México.

Lula esteve no México por dois dias, cumprindo agenda oficial e participando da posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Além do presidente, estavam a bordo da aeronave que apresentou problemas a primeira-dama Janja da Silva, a ministra das Mulheres Cida Gonçalves, o diretor da Polícia Federal Andrei Rodrigues, o diretor de Política Monetária do Banco Central Gabriel Galípolo, e as senadoras Soraya Thronicke (União-MS) e Teresa Leitão (PT-PE).

O que se sabe até agora 

Em uma nota oficial divulgada antes do pouso da aeronave, o comandante da Aeronáutica, Marcelo Kanitz Damasceno, confirmou o incidente, mas sem entrar em detalhes sobre a causa.

"Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília", dizia o comunicado.

As primeiras informações, ainda não confirmadas oficialmente, sugerem que um pássaro teria colidido com uma das turbinas do avião presidencial, o que teria causado a perda de potência no motor. De acordo com o jornalista Jamil Chade, a aeronave precisou voar por quatro horas e meia com apenas um motor em funcionamento. Alguns passageiros relataram que o avião deu um "tranco" logo após a decolagem, inicialmente confundido com turbulência, seguido por um ruído.