TOC-TOC

Entenda o que de fato foi apreendido pela PF na casa onde estava a família Bolsonaro

Informações desencontradas apontaram para itens que seriam da Abin e para supostos celulares que teriam sido dispensados. Vejo o que realmente está em posse dos federais

Jair Bolsonaro com policiais federais na porta da casa de Angra dos Reis, esta manhã.Créditos: GloboNews/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A Polícia Federal esteve na manhã desta segunda-feira (28) na casa de praia onde Jair Bolsonaro (PF) e seus três filhos passam parte do verão, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para cumprir mandados de busca e apreensão, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. A ação gerou uma avalanche de informação desencontradas sobre o que teria sido levado pelos agentes e em relação ao paradeiro do clã político de extrema direita, que não se encontrava no imóvel.

A jornalista Daniela Lima, da GloboNews e do portal g1, chegou a cravar a informação de que um notebook da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) teria sido encontrado e apreendido na mansão onde Carlos Bolsonaro vive, no condomínio Vivendas da Barra, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Horas depois, a direção da PF negou essa informação.

Agora, já no início da tarde, surgem confirmações do que, de fato, teria sido apreendido pelos policiais federais no cumprimento desses mandados.

Ainda não ficou confirmado se algo relevante teria sido levado do gabinete de Carlos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, nem em sua casa na capital fluminense, onde seu pai também tem um imóvel. No entanto, na casa de Angra dos Reis, a PF apreendeu o celular do filho 02 do ex-presidente, assim como três notebooks.

Não há notícias, com base na determinação de Moraes, que os aparelhos de Jair e de seus outros dois filhos, o senador Flávio Bolsonaro (PL -RJ) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-RJ) fossem alvos de busca.

Ficou confirmado também nenhum deles estava em casa no momento que os federais chegaram. A versão oficial dos interlocutores da família é de todos "saíram para pescar às 5h" e que estavam no mar quando a casa foi vasculhada pelas autoridades. A história gerou especulações sobre um suposto vazamento, que foi inclusive apontado pelo deputado federal Lindhberg Faria (PT-RJ), que afirmou ter confirmação de que a manobra foi uma fuga do pai e dos filhos, porque eles não saberiam se alguma prisão tinha sido autorizada pelo STF.

O que foi encontrado

No começo da noite desta segunda (29) a Polícia Federal confirmou as apreensões. Ao todo foram 3 notebooks, 11 computadores e quatro celulares confiscados nos endereços ligados a Carlos Bolsonaro.

Na casa de Angra dos Reis, onde o clã saiu cedo para pescar, foram apreendidos os três notebooks e o celular de Carlos Bolsonaro, o aparelho utilizado no dia a dia pelo vereador carioca.

Já no condomínio Vivendas da Barra, na zona oeste do Rio de Janeiro, foi encontrado um computador, dois celulares antigos, dez pendrives e uma caneta espiã, além de documentos e cadernos de anotação.

No seu gabinete na Câmara Municipal do Rio a PF apreendeu 9 computadores, um celular e mais documentos. Por fim, os federais visitaram o seu Comitê, onde mais um computador foi apreendido ao lado de documentos e mídias de dados.

O material vai para Brasília, onde será analisado pelos investigadores responsáveis. Segundo informações publicadas na imprensa, agentes avaliaram que todos os alvos desta manhã se mostraram preocupados com as apreensões.